Topo

Novo golpe no WhatsApp envolve Bolsa Família e "pesca" 1 milhão de pessoas

Reprodução
Imagem: Reprodução

De Tilt, em São Paulo

31/01/2020 15h39

Um novo golpe no WhatsApp que promete material escolar no valor de R$ 350 aos beneficiários foi detectado por um laboratório em segurança digital.

O link enviado por meio do aplicativo está ativo desde o dia 15 de janeiro deste ano e já foi acessado ou compartilhado mais de 1 milhão de vezes. Por dia, são registrados mais de 70 mil novos acessos ao golpe, de acordo com a PSafe.

O golpe está sendo disseminado pelo WhatsApp por quatro links diferentes. Ao clicar na mensagem falsa, o usuário é incentivado a responder uma pesquisa de três perguntas: "Você já tem o Bolsa Família?; Você está com seu cadastro em dia?; Possui cartão cidadão para realizar o saque do benefício?".

Depois disso, independentemente da resposta, é informado ao usuário que ele tem o direito a receber o falso benefício. No entanto, para isso, é necessário compartilhar o link do ataque com seus contatos do WhatsApp.

Para dar mais veracidade ao golpe, comentários falsos de supostos usuários contemplados pelo bônus são exibidos.

Por fim, a vítima é induzida a conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes e, depois, direcionada a páginas falsas para visualizar publicidades fraudulentas.

"É bastante comum que os cibercriminosos se aproveitem de períodos e situações específicas, como épocas festivas, promoções de grandes marcas ou até a situação socioeconômica do país, para criar golpes com temáticas personalizadas e com maior tendência viral. Com a aproximação de volta às aulas, não foi diferente. Neste caso, os golpistas utilizam indevidamente o programa Bolsa Família, voltado para a população de baixa renda, a fim de atrair esse público que, eventualmente, possa ter alguma dificuldade financeira na compra de material escolar para os filhos", explica Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Como se proteger do golpe

Emilio Simoni lista alguns cuidados que os usuários devem ter para não cair em golpes como este.

Tenha cuidado ao clicar em links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais. Sempre verifique as informações compartilhadas nos sites oficiais das empresas, e desconfie de promoções, brindes e descontos.

Na dúvida, é possível verificar se um link é falso. A checagem de links avisa em poucos segundos se um site pode oferecer alguma característica maliciosa.

Utilize soluções de segurança no celular que disponibilizam, de preferência, a função de detecção automática de phishing em aplicativos de mensagem e redes sociais.