Topo

Novo golpe no WhatsApp oferece ingressos gratuitos para shows; proteja-se

Rachit Tank/ Unsplash
Imagem: Rachit Tank/ Unsplash

De Tilt, em São Paulo

09/01/2020 08h49

O ano é novo... e os golpes de WhatsApp também. Desta vez, a nova fraude do pedaço para roubar contas se baseia em ingressos gratuitos para shows de cantores famosos, segundo a fabricante de antivírus Kaspersky.

O site divulgou como o golpe é produzido: um suposto organizador de um evento liga para a vítima e afirma que ela ganhou convites VIP para um show ou festa.

Para "garantir a segurança" da mensagem, o golpista diz para a vítima que enviou um SMS e pede para ela confirmar a sequência numérica recebida para receber o "mimo".

Estes números, no entanto, são o código de ativação da conta da pessoa no WhatsApp. Se ela passar este dado, o golpista consegue ter acesso às informações do perfil, bloqueando outro aparelho de entrar no app.

Com "caminho livre", ele tem várias maneiras de praticar novos crimes: pedir dinheiro para um amigo é um dos exemplos.

A Kaspersky ainda alerta como os criminosos mantêm o comando do perfil da vítima. "Para permanecer mais tempo com a conta, os criminosos estão criando a dupla autenticação no WhatsApp nas contas das vítimas que não o tinham configurado, o que impede o verdadeiro dono de recuperá-la".

Protegendo a sua conta

A autenticação citada pela Kaspersky é uma maneira segura de evitar ataques virtuais. Trata-se de um código de seis dígitos que será sempre solicitado assim que o dono do smartphone instale o app em um novo aparelho.

Para ativá-lo, basta seguir os passos: acessar o item das configurações (as bolinhas do canto superior direito), entrar em "Configurações", ir em "Conta", clicar em "Confirmação em duas etapas" e criar a sequência desejada.