Topo

Fãs de jogos de luta trocam o "olho no olho" por disputas online

Pausa nos torneios presenciais por um lado, foco no online por outro - Eric Wenske/Divulgação
Pausa nos torneios presenciais por um lado, foco no online por outro Imagem: Eric Wenske/Divulgação

Jefferson Kayo

Colaboração para o START

06/04/2020 13h00

Nunca a jogatina online foi tão levada a sério como agora, em tempos de Coronavírus. Com a recomendação do isolamento social e o cancelamento de praticamente todos os eventos presenciais, a comunidade dos jogos de luta conta apenas com o componente online para sobreviver na pandemia. E por enquanto está dando super certo.

Uma das características mais marcantes dessa comunidade se apresentava exatamente nesse esforço em convencer o jogador a visitar os eventos presenciais. Conhecer pessoas, jogar offline, participar de campeonatos, se "salgar", evitar ragequits, descobrir os prazeres e desilusões desse universo tão peculiar. E tudo sem lag, óbvio.

Com o isolamento, foi preciso modificar toda essa ação ao vivo, a rotina de encontros e os churrascos com os amigos, e dar mais uma chance para que os lobbies online pudessem se provar eficientes nesse novo mundo em que vivemos. Apesar das muitas decepções do passado, o que nos resta para hoje é nos comunicarmos com emotes e lutarmos na base dos delays de 3 quadros.

GRANBLUE FANTASY VERSUS - Reprodução - Reprodução
Barquinho cheio de gente procurando por desafios online
Imagem: Reprodução

Clássicos brasileiros como o Tiger Upper Quarta, Treterça, os Encontros Hit Confirm e tantos outros rolês presenciais que estavam brotando na comunidade brasileira dos jogos de luta foram cancelados até que o mundo volte ao normal. Se é que volta um dia.

O futuro do videogame online chegou (de novo)

O destaque aqui fica por conta da atitude da galera como um todo. Ninguém ficou parado, sejam os organizadores dos eventos ou mesmo alguns participantes das competições presenciais que já se destacavam na comunidade de alguma maneira. As jogatinas online ganharam uma segunda vida, num hype que lembrou até mesmo os primórdios da ferramenta, quando todos apenas a viam como uma solução para a falta de casas de fliperamas e lugares comuns de jogatina.

KombatKlub - Reprodução - Reprodução
MK11 com seu espaço garantido nas transmissões do KombatKlub
Imagem: Reprodução

Quem jogava online religiosamente continuou firme e forte. A galera do Kombatklub manteve sua agenda de eventos online e, inclusive, inseriu novos jogos na lista. O queridinho da vez, Granblue Fantasy Versus, ganhou seu próprio torneio organizado pela equipe, que continua firme e forte com o WGP de Mortal Kombat 11 e a liga de Street Fighter V.

Victor "Buiu", figura conhecida da comunidade por conta, entre outras coisas, das participações oficiais na narração dos torneios de MK11, é um dos idealizadores do KombatKlub e dá a letra: "Fazemos eventos online desde 2015. É uma modalidade que sempre está em crescimento, acompanhando a evolução do netcode dos jogos. A triste situação do Corona agravou essa situação, e percebemos um aumento no público e no engajamento dos jogadores online", explica. Acompanhar as suas transmissões na Twitch é uma obrigação.

Assista a Kombat Klub League SFV Penultima Semana! de kombatklub em www.twitch.tv

O pessoal do Hit Confirm, responsável pela organização do Heaven or Hell, um torneio presencial com os grandes anime fighters da atualidade (e de outrora), se juntou a outros incitadores da cena — Ultra Arcade e o streamer / comentarista de jogos de luta ZateFGC — para organizar o Circuito Brasileiro de Granblue Fantasy Versus, ou #CBG.

Na programação oficial do circuito, estavam previstas 24 etapas, sendo quatro dessas presenciais — entre elas o torneio Heaven or Hell, já confirmado. Por conta da COVID-19, praticamente todos os campeonatos presenciais de jogos de luta do mundo foram remarcados para 2021, e com o HoH não foi diferente. O circuito ainda rola, mas as etapas presenciais serão revistas.

Granblue Fantasy VS está à todo vapor - Divulgação - Divulgação
O Circuito Brasileiro de Granblue Fantasy VS está à todo vapor
Imagem: Divulgação

"Ainda estamos estudando alguma forma de realizar algum tipo de etapa presencial dependendo de como evoluir a situação do coronavírus mas no presente momento não temos nada definido", explica Fernando Makino, um dos organizadores

Ele ainda complementa: "A situação é difícil para jogatinas e campeonatos offline e nós não podemos arriscar a saúde de todos. Como a situação é bem incerta ainda nossa equipe resolveu cancelar o Heaven or Hell (em 2020) e as jogatinas mensais".

Gabriel "ZateFGC", que também atua como organizador do "CBG", conta mais: "Com a pandemia atual do Coronavírus os eventos presenciais encontraram mais um obstáculo. Tendo isso em vista, sempre busquei mobilizar a cena dos jogos de luta online, pois apesar de não ser o melhor ambiente para o competitivo devido a complicações relativas a instabilidade causada pelas conexões com a internet, acredito ser importante que a comunidade também se mantenha ativa e interessada fora da época desses eventos.

Jogue com os melhores do Brasil na categoria anime fighter - Reprodução - Reprodução
Jogue com os melhores do Brasil na categoria anime fighter
Imagem: Reprodução

O Circuito Brasileiro de Granblue (CBG) é mais uma dessas iniciativas para manter a cena ativa e competitiva no Brasil, aproveitando do lançamento de Granblue Fantasy Versus, o novo jogo de luta que já atraiu vários jogadores de diversas outras franquias como Street Fighter V, Tekken 7, Dragon Ball Fighterz, entre outras".

Sem tretas presenciais

O pessoal de Curitiba, responsável pelo Treta Championship e os encontros semanais do Treterça também foram afetados. De acordo com Giovane Lurezonski, um dos organizadores do Treta, apesar do cancelamento momentâneo dos encontros semanais, eles optaram por esperar até maio para terem uma posição oficial em relação ao Treta Championship para 2020.

Assista a Ken carteiro XD de TRTchamp em www.twitch.tv

Giovane não descarta a possibilidade de uma jogatina online enquanto a pandemia não ameniza a situação de ninguém. "Campeonatos online são interessantes porque é mais fácil de pessoas participarem, mas estamos em fase de estudo apenas, por enquanto".

O canal da Twitch do Treta continua ativo quase todos os dias, com a porrada comendo em Dragon Ball FighterZ e Street Fighter V e seu "Ken carteiro". Vale a pena dar uma olhada.

Dragon Ball Fighterz - Reprodução - Reprodução
Lobby de DBFZ sempre cheio
Imagem: Reprodução

Em situação parecida se encontra o Tiger do Tiger Upper Quarta, ou TUQ, conhecido evento semanal que acontecia em São Paulo. No momento, Vinícius Henrique, um dos organizadores do TUQ, disse que não tem planos de levar a competição para o online, mas não descarta 100% a possibilidade. E se bater a saudade, o Márcio "Emitivi" (https://www.twitch.tv/emitvi) , parceiro de Vinícius na organização do TUQ, investe forte em streamar sua constante luta online para evoluir nas lutinhas virtuais, seja perseguindo pessoas pelo lobby do Granblue Fantasy VS ou na boa e velha ranqueada de SFV com sua Falke em treinamento.

Keoma responde as dúvidas do chat - Reprodução - Reprodução
Keoma responde as dúvidas do chat
Imagem: Reprodução

Inclusive, a grande maioria dos jogadores brasileiros que os fãs gostam de acompanhar em campeonatos estão online o tempo todo. Uma rápida passagem pelos canais na Twitch encontramos Chuchu, Keoma, Diego Dark, Niel, Brolynho, Didimokof, Pauloweb, Mad Reis e tantos outros jogando os mais variados games (a maioria de luta, claro), todos os dias.

E não dá para deixar de lado alguns streamers super ativos do lado online da comunidade desde sempre, como Ryoran, Shalalaka e Yorezord, sempre entregando um conteúdo bacana para geral se divertir. Hoje, mais importantes do que nunca, servindo como nosso passatempo em tempos sombrios como os de agora.

Preciso falar dos gringos também? Acho que não, né?
*Só queria deixar aqui que Mike Ross está ativo novamente, pelo menos na Twitch.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol