Topo

Cansado de apanhar no online? Saiba como acertar o seu time em FIFA 20

Do básico ao avançado, o que é preciso para formar um timão de qualidade no FIFA 20? - Divulgação/AE
Do básico ao avançado, o que é preciso para formar um timão de qualidade no FIFA 20? Imagem: Divulgação/AE

Tiago Alcantara

Colaboração para o START

04/04/2020 04h00

Todo mundo tem aquele amigo que promete jogar só uma ou duas partidas online de FIFA 20 e acaba indo dormir sempre de cabeça quente quando os resultados não são os melhores. Algumas pessoas, na real, são esse"amigo". Se você anda perdendo com frequência no game, talvez seja a hora de parar.

Mas, não parar de jogar, pelo contrário, talvez seja a hora de sacar qual o melhor estilo de jogo e quais treinamentos vão melhorar sua habilidade antes de descer para o play.

Já diria Pelé: "a prática é tudo". Ou seja, não tem como avançar suas habilidades no jogo sem aumentar suas horas de jogatina e partidas em diferentes situações. Bom, agora que já rolou esse choque de realidade, bora para as dicas que o START tem para você jogar o fino da bola nas partidas online.

Você sabe o arroz com feijão?

FIFA 20 2 - Divulgação - Divulgação
Posse de bola vem muito antes de cobrar falta ou mandar aqueles 'dibres' alucinantes
Imagem: Divulgação

É aquela coisa: todo mundo começa pelo básico. Antes de querer ser o rei dos dribles ou o melhor cobrador de faltas, é importante "conhecer os atalhos do campo" como diriam os boleiros. No caso de FIFA 20, isso significa manter a posse da bola aprender quando é a hora certa de correr.

Posse de bola é fundamental se você quer se dar bem nas partidas de qualquer tipo no simulador de futebol. Pode parecer besteira, mas a verdade é que quanto menos espaço e bola você der para o time adversário, mais perto estará de um resultado mais positivo.

Em vários momentos, mais vale organizar um ataque efetivo do que tentar chegar de forma apressada ao gol do seu rival. Tente achar brechas na defesa dos seus oponentes e, se você se deparar com uma muralha defensiva, faça o time adversário correr atrás da bola. Se precisar, volte um pouco o jogo para o campo de defesa para abrir espaços. Sim, essa tática é bem comum nas partidas reais e funciona também no game da EA.

Provavelmente, os jogadores de versões anteriores dos simuladores de futebol vão achar que dá para resolver qualquer partida na base da correria. Nas gerações mais atuais desses games, essa verdade ficou no passado. Em FIFA 20, deixe aquele pique para quando você receber a bola com franca vantagem sobre os últimos homens da defesa. Aí sim você chega na cara do gol pronto para chutar a pelota para a rede - que é o tema do próximo tópico.

Capriche nas batidas

FIFA Batida - Divulgação - Divulgação
FIFA 20 traz mudanças importantes na maneira de cobrar falta
Imagem: Divulgação

Se você já jogou FIFA 19 sabe como as finalizações calibradas mudaram bastante a dinâmica do jogo. Na versão mais atual do simulador de futebol, essa mecânica foi intensificada. Para quem nunca ouviu falar no termo, uma finalização calibrada (ou timed finishing) acontece quando você pressiona o botão de chute no momento certo e isso aumenta muito a precisão do disparo. No entanto, o sistema é uma aposta: você pode isolar a bola com mais frequência.

É justamente por esse motivo que você precisa aprender como colocar o "pé na forma". Acertar as finalizações calibradas pode te dar uma baita vantagem frente aos jogadores do modo online. FIFA 20 tem uma série de minigames para você acertar esse tempo e ganhar confiança nesse tipo de recurso. Ou seja, esse tipo de treinamento vale muito a pena e pode decidir jogos a seu favor.

Uma última dica nesse quesito: aprenda como funcionam as cobranças de faltas, penalidades máximas, escanteios e até laterais. Em especial, no que diz respeito aos pênaltis e faltas, tente separar um tempo antes de começar a jogar online para dar uma aquecida nesse tipo de recurso. Ah, como você já deve imaginar, saber como utilizar o recurso de finalizações calibradas ajuda a cobrar faltas e pênaltis mais certeiros.

Defesa é obrigação

FIFA 20 Chute  - Divulgação/EA - Divulgação/EA
A defesa é mais importante do que marcar um gol, procede?
Imagem: Divulgação/EA

Um famoso técnico brasileiro um dia disse que "o gol é só um detalhe" para defender o motivo de seus times trocarem tantos passes e nem sempre vencerem por placares elásticos. A verdade é que há uma série de estilos de defensa em FIFA 20, mas deixar a inteligência artificial defender no seu lugar não é mais uma opção - especialmente, se a sua ideia é ganhar as partidas.
Há algumas formas de defender no game. É possível usar os botões R1 (PS4) e RB (Xbox One) para tentar conter os ataques com ajuda de outro companheiro de time, mas isso pode deixar seu time exposto e tirar jogadores de suas posições - usar o tradicional X para abafar também é uma forma de evitar uma marcação muito avançada.

Pressionar com os botões L2 (PS4) LT (Xbox One) é uma das melhores opções, mas requer um tempo de bola preciso. Da mesma forma, os famosos botes (bolinha ou B) também são ao jeito mais eficiente de retomar a posse de bola. "Sem falta", diriam os técnicos no futebol real. Antes de encerrar esse tópico, uma dica: evite trocar muito de marcador, já que isso pode deixar os jogadores fora de posição e acabar abrindo uma chance para o seu rival avançar com seus craques.

Tire um coelho da cartola

FIFA 20 4 - Divulgação - Divulgação
Pra quem já está em vantagem, é só tirar o máximo proveito da jogatina
Imagem: Divulgação

Agora que você já se garante nos quesitos mais básicos da arte do futebol, é uma boa hora para falarmos sobre como você pode usar a habilidade para sair de situações difíceis e virar partidas. Alguns dos recursos mais simples e inteligentes para usar em FIFA 20 são "chute falsos e a "puxada e puxada". Em ambos os casos,esses dribles permitem que você ache algum espaço para resolver a jogada.

Para fingir um chute, basta carregar a barra de chute e cancelar o disparo com o botão de passe. Já a puxada e puxada pode ser feita segurando R1/RB e movendo o analógico da direita para trás. Esses são skills simples e que podem ser realizados por praticamente todo tipo de jogador. A partir daí, comece a encontrar movimentos que sejam vantajosos para vários momentos da partida.

Uma boa forma de saber se você está pronto para usar cada drible em situações de jogo é treinar em partidas de um nível mais fácil nos modos offline do simulador de futebol. Aqui temos um guia de todos os dribles novos de FIFA 20 (conteúdo em inglês):

Vale lembrar que, em partidas online, o ideal é não provocar o adversário apenas porque está vencendo o jogo. Manter sempre a seriedade e vencer com autoridade é sempre a melhor forma de demonstrar respeito pelo outro jogador.


Prepare seus nós táticos

FIFA20 Escalação - Divulgação/EA - Divulgação/EA
Ficar de olho, contratar, controlar, gerir e treinar: ser técnico de um time não é mole, não
Imagem: Divulgação/EA

Antes de se achar o rei das partidas online, é importante saber qual a melhor formação para o seu estilo de jogo e para o time que você vai escolher em FIFA 20. Isso significa que você vai precisar estudar o seu elenco - não faz o menor sentido jogar com dois atacantes abertos se eles não tiverem velocidade e passe apurado, por exemplo.

Da mesma forma, teste como você se comporta com diferentes tipos de formação e escolha uma para ser o seu padrão principal. É assim que você evita se confundir com o posicionamento dos jogadores e consolida seu estilo de jogo. Depois que encontrar o seu jeito de jogar, é hora de customizar o seu perfil tático.

As vantagens de adotar essa estratégia são: você pode mudar de perfil de jogo com apenas um toque no D-Pad e tem um poder de reação maior para as diferentes investidas do seu rival online. Por exemplo: você marcou seu segundo gol e acha que esse é um bom momento de usar os contra golpes? Mude o padrão de ofensivo para construção de jogadas rápidas. Aí, é só colocar em uso as horas de treino com as finalizações e correr para o abraço.

Força psicológica

Por último, mas não menos importante: grande parte das partidas são vencidas com base na sua força mental. Então, saiba qual é seu objetivo ao dar o primeiro toque na bola. Se você quer só se divertir ou mesmo passar algum tempo, foque nesses aspectos. Quem é competitivo e quer vencer a todos custo não pode se esquecer que há outros jogadores com tantas ou mais partidas do que você do outro lado.

Retomando as ideias que já comentamos aqui em cima, é importante focar em manter a posse de bola, pressionar o adversário da maneira certa, usar a criatividade para surpreender e fazer as medidas necessárias para encaixar o seu estilo e reagir a cada investida que vem do adversário.

Nem precisamos dizer, não caia na pilha caso você esteja perdendo. Grandes viradas começam na base da raça e da inteligência, lembre-se disso. Um aviso que é sempre muito válido é para manter o respeito pelo outro jogador em qualquer situação e reportar comportamentos abusivos. Com a cabeça no lugar e as habilidades afiadas é só ir para cima deles e aproveitar cada jogada para demonstrar seu futebol arte.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol