Topo

OPINIÃO

Death Stranding: Dicas e segredos para dominar o jogo

Sam Bridges vai sofrer, mas você pode ajudar a facilitar as coisas para ele - Reprodução
Sam Bridges vai sofrer, mas você pode ajudar a facilitar as coisas para ele Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

08/11/2019 08h00

"Death Stranding" conta com uma jogabilidade única e com diversos segredos escondidos debaixo das suas camadas. Embora pareça simples fazer as entregas à primeira vista, logo vão surgir quedas e as caixas perdidas para ensinar que é preciso mais se você quiser ser um entregador renomado.

Além disso tudo ainda existe o "Stranding System", que une os jogadores em prol de um mundo mais fácil de navegar, todos se auxiliando para melhorar a produtividade. Separamos segredos que você deveria saber antes de jogar e que vão fazer de você um entregador mais eficiente e rápido.

1- Equilíbrio é fundamental

DS Entregas - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Boa parte do tempo de preparação para uma entrega envolverá descobrir a melhor combinação entre peso e velocidade para conseguir chegar até o destino com a carga inteira, em um bom tempo e sem ficar passando muita raiva. Para isso é preciso entender como funciona o sistema de equilíbrio do jogo.

A forma como você organiza a carga nas costas do Sam faz toda a diferença. Com a organização correta, é possível carregar mais peso sem comprometer o equilíbrio do personagem. Para essa etapa não existe muito segredo. Ao pressionar triângulo no menu de carga, o jogo organiza todas as caixas da melhor forma possível, utilizando inclusive os espaços do seu traje para algumas ferramentas, liberando espaço nas costas.

Organizar a carga é apenas o primeiro passo. Existe um limite de peso para o Sam carregar, que pode ser aumentado de acordo com sua evolução no jogo. O peso que você está carregando no momento está na parte inferior da tela, na interface. Se o número estiver branco, significa que você está com um peso tranquilo, que não afeta tanto o seu equilíbrio. Se ele estiver amarelo, significa que a situação já está mais complicada e terrenos íngremes exigirão mais de você, além disso, correr está descartado. Se o peso ficar vermelho será difícil de andar, e se passar do máximo permitido será até mesmo complicado de virar o corpo.

Além do peso, a altura da carga também influencia bastante no equilíbrio. Cargas muito altas vão tornar difícil a sua vida, já que ao fazer alguma curva você irá se desequilibrar e precisará ficar controlando o centro gravitacional do personagem com R2 e L2.

No lento início do jogo não tem muito o que fazer. Tente ficar com a carga no máximo no amarelo e tenha muita paciência para chegar até o seu objetivo. A partir do momento que esqueletos mecânicos, veículos e outros itens chegarem para o auxílio, será mais fácil levar mais carga sem se preocupar muito em ficar em pé.

Para informações bem detalhadas sobre peso, equilíbrio, velocidade e tudo mais que vai afetar o Sam com a sua carga no momento, abra o mapa e verifique o menu de barras que aparece, mostrando os status.

2 - Um entregador prevenido vale por dois

DS Mapa - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Já que o assunto é se preparar, agora é hora de definir o melhor caminho. O mapa no menu do Death Stranding é extremamente detalhado, com uma definição muito clara da topologia e todos os elementos naturais que você irá enfrentar pelo caminho, como rios, montanhas e erosões. Evitar o máximo de percalços é possível fazendo uma boa marcação de caminho no mapa.

Ao pressionar quadrado, é possível marcar um ponto. Segure o botão e arraste até o próximo local desejado e solte. Isso criará uma linha estilo GPS dentro do jogo, bastando então segui-la para chegar aonde você quer. Lembre-se que não basta traçar dois pontos até o local da entrega, vá traçando diversos desvios para evitar os terrenos mais acidentados, buscando o caminho mais rápido e também seguro. Uma linha reta que passe por uma montanha enorme vai exigir mais que os desvios.

Além disso, por conta do Stranding System, você poderá ver placas deixadas por outros jogadores, que geralmente sinalizam que naquela local existem EPs, MULAS e outros inimigos que podem te atrapalhar. Enfrentá-los ou desviar é escolha sua, o importante é estar preparado.

Se ficar meio perdidão, pressione L1 para ativar o módulo bússola, que te joga em uma espécie de tela em primeira pessoa. Nessa tela é possível utilizar o D-Pad para virar para a direção dos pontos importantes e marcados no mapa sem precisar ficar se localizando pelo menu.

3 - Use seu Scan para saber por onde andar

DS Scan - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O Scan é imprescindível para navegar pelo mundo de "Death Stranding". Ele coloca pequenas marcações e ícones por longas distâncias, mostrando por onde é melhor navegar e quais locais devem ser evitados.

Antes de atravessar um rio, por exemplo, sempre utilize o seu Scan. Os locais que forem marcados com bolinhas azuis podem ser atravessados com facilidade. Já os amarelos vão cobrir o Sam até o peito, deixando o bebê estressado. Os pontos vermelhos significam que o local é muito fundo, o que te fará ser arrastado pela correnteza, e soltará boa parte das suas cargas das costas. O mesmo vale para locais íngremes.

Além de ajudar na navegação, o Scan ainda indica recursos, como cristais quirais e criptobiontes, que podem ser coletados pelo caminho. Também indica caixas deixadas por outros entregadores e até mesmo a posição de inimigos. Faça bom uso dessa ferramenta.

4 - Evite a chuva

DS Gerenciamento de Cargas - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A Chuva Temporal é um dos principais danos que o Death Stranding trouxe para a América criada por Hideo Kojima. Quando em contato com essa chuva, materiais e células vivas têm o seu tempo acelerado, o que envelhece os seres vivos e estraga as suas cargas.

Sam tem um traje feito para evitar essa chuva, mas ele não protege as cargas. Se você for até o seu menu de cargas, notará que existe uma barra de vida para as caixas, e outra para a carga em si. A Chuva Temporal corrói esse recipiente e depois estraga a sua carga em poucos minutos.

O ideal é evitar pegar chuva, mas nem sempre é possível. Para garantir que a sua carga chegue inteira e você receba mais curtidas pela boa entrega, tente sempre manter o recipiente intacto. Para isso, leve sempre o Spray de Recuperação de cargas. Esse item recupera os recipientes, tirando toda a ferrugem causada pela chuva. Ele inclusive recupera alguns dos seus equipamentos. Você pode direcioná-los direto para as costas, ou para frente se suas cargas estiverem empilhadas em um trator flutuante.

Em certo ponto, o Stranding System terá uma construção específica para isso: uma proteção para chuva que já atira o spray nas caixas. Mas ele chegará bem mais para frente no jogo, então não conte com ele no início. Outro recurso que chega mais tarde e protege da chuva é a caminhonete, que é coberta. Mas sem estradas pode ser um martírio ir para alguns lugares com ela.

5 - Bastões revelam sua posição para os MULAs

DS Armas - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Diferente dos jogos anteriores do Kojima, em "Death Stranding" o foco em combate e furtividade é bem superficial. Os inimigos são menos inteligentes e não contam com tantos estados de alerta como nos jogos anteriores. Para compensar, eles possuem um truque que vai revelar a sua posição caso falte atenção.

As MULAs são os inimigos humanos, que ficam de olho nos entregadores para roubar a carga e guardar em seus armários protegidos em um acampamento. Para detectar os entregadores, eles colocam bastões no chão que leem as etiquetas das suas cargas. Se você notar o bastão amarelo fincado no chão, desvie, caso contrário ele vai revelar a sua posição.

Se você caiu no truque dos caras, procure logo um local para esconder, como matos altos. Caso você esteja confiante, apenas encare de frente, um por um. O combate não é muito desafiador, então também é uma boa opção. Se eles roubarem a sua carga, vá até o acampamento mais próximo e procure no armário, sua carga provavelmente vai estar lá.

6 - Leia os emails

DS Emails - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Durante a sua jornada, Sam vai se conectar com diversas pessoas, compartilhar experiências e também acompanhar os resultados das mudanças do mundo na vida destas pessoas. Eventualmente elas irão enviar emails para contar as novidades e conversar um pouco.

Somente por abrir esses emails você ganhará algumas curtidas dessas pessoas, o que, somado às informações extras sobre o mundo e mecânicas, já valeria a pena. Mas o interessante mesmo é que alguns desses emails contém informações para missões secundárias e colecionáveis. Fique atento para descrições de pontos brilhantes, águas termais e muito mais.

7 - Leia as entrevistas

Death Stranding - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A história de "Death Stranding" não é tão complicada como parecia, mas existem dezenas de detalhes que ficam escondidos e vão fazer os jogadores que encontrarem se aprofundar mais na narrativa proposta para o jogo. A maior parte delas será encontrada nas chamadas entrevistas, documentos que ficam no seu menu de informações.

A cada nova etapa alcançada em um relacionamento com um dos personagens, você poderá ganhar uma nova entrevista, que conta diversos detalhes do mundo antes, durante e depois do Death Stranding. Se você quer dominar todos os segredos do jogo, faça sempre uma visitinha para esse menu.

Dicas finais

  • É possível escapar dos EPs mesmo depois de ser pego. Não deixe eles te derrubarem e saia da zona de alcatrão. Assim que sair, se abaixe, você estará seguro e escondido de novo.
  • Se for derrubado, você também pode escapar do EP gigante. Corra para fora da zona do alcatrão e ele irá desaparecer para o outro mundo junto com todos os inimigos da área.
  • Ajude a construir estradas, elas aceleram a travessia pelo mundo
  • Faça entregas secundárias para conseguir equipamentos melhores ao ganhar mais estrelas de afinidade com o local
  • Use os esqueletos corretos para cada terreno, focando na velocidade e na integridade da carga

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL