Topo

Plano Geral

Bate-papo sobre tudo o que rola no cinema do Brasil e do mundo


Podcast Plano Geral: "E.T." completa 40 anos como um dos filmes mais amados do cinema

Mais Plano Geral
1 | 25

Flavia Guerra Thiago Stivaletti

Splash

16/08/2022 12h19

O Plano Geral desta semana comemora os 40 anos de "E.T. - O Extraterrestre", de Steven Spielberg, um dos filmes mais amados e influentes da história do cinema. Para conversar sobre a relevância do filme lançado em 1982 no encerramento do Festival de Cannes, convidamos o crítico Filippo Pitanga, que também ajuda a explicar porque o filme se tornou um clássico instantâneo e ainda não perdeu sua atualidade. Para ( Ouça a partir do minuto 0:00)

Entre os temas debatidos, a universalidade do filme, que fala, entre outros temas, do quanto a infância pode ser uma fase de solidão. Uma história que, como outras de Spielberg, retrata também a vida das famílias de classe média norte-americanas, que também tinham e têm semelhanças com famílias de todo o mundo, e as mudanças que o mundo vivia no final dos anos 1970 e o início dos 1980, como separação dos pais, aceitação das diferenças.

Além da excelência técnica do filme, Filippo destaca o caráter afetivo da história, que traz a "mágica do ET em questão da alteridade" que, em sua amizade com o pequeno garoto Elliott (Henry Thomas), trazem a capacidade de se maravilhar com o outro, ainda que o outro seja um amigo extraterrestre.

Nesta edição, ainda merece destaque para a estréia da série "Sandman", da Netflix, que vem conquistando os fãs da obra de Neil Gaiman e também os que agora entram no universo do autor, que criou a HQ sobre o senhor dos sonhos nos anos 1980. A série estrelada por Tom Sturridge, já conquistou o primeiro lugar de audiência da plataforma de streaming em 89 países e segue fazendo sucesso e rompendo paradigmas ao trazer personagens já clássicos do universo dos quadrinhos, como a Morte, com um olhar contemporâneo e inclusivo, que tem, aliás, sido alvo de muito debate nas redes sociais. (ouça no minuto 32:33).

Em pauta também as estreias da semana no cinema, como o brasileiro "Meu Álbum de Amores", com Gabriel Leone (ouça a partir do minuto 36:30) e do costa-riquenho "Clara Sola", premiado no Festival de Cannes. (a partir do minuto 49:30)

Flavia Guerra e Thiago Stivaletti comentam ainda a estreia de "Pacificado", com José Loreto, Débora Nascimento e Bukassa Kabengele, que levou o prêmio principal no Festival de San Sebastián, na Espanha, um dos festivais mais prestigiados do mundo. Dirigido pelo norte-americano Paxton Winters e produzido pelo cineasta Darren Aronofsky (de "Cisne Negro" e "Mãe"). (ouça a partir do minuto 42:30)

Plano Geral é distribuído às segundas-feiras em Splash UOL. No programa, Flavia Guerra e Thiago Stivaletti conversam sobre o assunto que mais amam na vida: cinema. Os grandes lançamentos de Hollywood, o melhor do cinema brasileiro, os filmes de autor do mundo todo que estão bombando nos festivais. As estreias da semana nas salas, dicas do streaming e muito mais.

Você pode ouvir o podcast "Plano Geral" em plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, além do Youtube de Splash.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Podcast Plano Geral: "E.T." completa 40 anos como um dos filmes mais amados do cinema - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Plano Geral