Françoise Forton, de 'Tieta', enfrentou doenças e trauma com pai francês

Françoise Forton morreu em 2022, mas pode ser vista atualmente interpretando a antagonista Helena na novela "Tieta" no Vale a Pena Ver de Novo.

Trajetória

A carreira de Françoise Forton na TV começou ainda na adolescência. Ela fez uma participação na novela "A Última Valsa" (1969) e no seriado "A Grande Família" (1973). Logo depois, se destacou em "Fogo sobre Terra" (1974), que abriu as portas para uma trajetória longa na teledramaturgia.

Em 1975 e 1976 protagonizou as novelas "Cuca Legal" e "Estúpido Cupido", respectivamente. Após esses dois trabalhos intensos, ficou sete anos sem fazer televisão, voltando em 1983 em "Bebê a Bordo", trabalho que antecedeu seu papel em "Tieta".

Teve notoriedade também em "Perigosas Peruas" (1992), "Explode Coração" (1995), "Anjo de Mim" (1996) e "Por Amor" (1997). Após "O Clone" (2001) e "Kubanacan" (2003), Françoise Forton migrou para o SBT, onde fez "Seus Olhos" (2004) e "Os Ricos Também Choram" (2005).

Françoise Forton no início da carreira e, ao lado, como Meg de 'Por Amor' (1997)
Françoise Forton no início da carreira e, ao lado, como Meg de 'Por Amor' (1997) Imagem: Divulgação

Já na Record, na qual ficou entre 2006 e 2011, esteve nos principais projetos da emissora. Compôs o elenco de "Cidadão Brasileiro", "Luz do Sol", "Caminhos do Coração", "Os Mutantes", "Promessas de Amor", "Ribeirão do Tempo" e do sitcom "Louca Família". Voltou à Globo em 2013 para fazer a célebre "Amor à Vida". Sua última novela da carreira foi "Amor Sem Igual", em um contrato novamente com a Record.

Atriz enfrentou dramas pessoais

Em 1989, Françoise Forton foi diagnosticada com câncer de útero e precisou retirar o órgão afetado. A notícia da doença não foi divulgada pela atriz na época, somente anos depois. Segundo ela, o fato pediu sua máxima discrição, uma vez que entrou em depressão durante o tratamento. Além da radioterapia, teve que ser submetida a uma histerectomia, processo de remoção do útero.

Françoise Forton ao lado de Karla Muga e Diego Larrea em "Quatro por Quatro"
Françoise Forton ao lado de Karla Muga e Diego Larrea em "Quatro por Quatro" Imagem: Arley Alves/Globo
Continua após a publicidade

Após a cirurgia para remover o útero, Françoise Forton encarou uma tristeza profunda, pois tinha o desejo de engravidar novamente. A atriz foi mãe em 1980, dando à luz Guilherme, fruto da união com o físico Ênio Viotti. Sem gostar da experiência dela mesma de ser filha única, queria dar um irmão ao filho, por isso sofreu muito com a histerectomia. Ela chegou a considerar a adoção, mas a vida profissional agitada adiou esse sonho.

Outro drama enfrentado por Françoise veio à tona em seus últimos anos de vida. Em entrevista ao Encontro (Globo), em 2019, à época apresentado por Fátima Bernardes, a artista contou que nunca conheceu seu pai pessoalmente e nem teve referências paternas em sua criação.

Não conheço ninguém da família do meu pai. Tenho uma foto dele e uma história de minha mãe, mas nunca tive nenhum contato e o maior sonho é conhecer alguém da família do meu pai Françoise Forton, no Encontro, em 2019

Françoise durante participação no "Encontro"
Françoise durante participação no "Encontro" Imagem: Reprodução/TV Globo

Ainda no programa da Globo, ela relembrou um trauma de infância e fez um apelo por notícias da família paterna. Filha de pai francês e mãe brasileira, Françoise nasceu no Rio de Janeiro, mas cresceu em Brasília.

O Dia dos Pais é um dia comercial, escolhido como o das mães, mas no colégio era muito difícil. Até hoje é um dia em que fico muito triste porque tenho uma saudade de algo que eu não tive. É muito louco. Eu tenho o direito de saber. Se alguém souber... Françoise Forton

Continua após a publicidade

A eterna Helena de "Tieta" morreu em 2022, vítima de outro câncer após quatro meses de internação. Além de seu filho, Guilherme, Françoise Forton deixou o marido, o produtor e diretor teatral Eduardo Barata, com quem era casada desde 2014.

Françoise Forton e o filho, Guilherme; ao lado, o viúvo da atriz Eduardo Barata e Guilherme no velório da artista, em 2022
Françoise Forton e o filho, Guilherme; ao lado, o viúvo da atriz Eduardo Barata e Guilherme no velório da artista, em 2022 Imagem: Reprodução/Globo

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.