Topo

Porta dos Fundos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Abril é o novo Dezembro, e eu posso provar

É assim que começa - Reprodução
É assim que começa Imagem: Reprodução

Colunista do UOL*

21/04/2022 11h00

Abril é um mês delicioso, depois que as águas de Março fecham o verão, o mês se abre com o sol guardando o maçarico, e isso significa que depois do banho, você não sua mais ao se enxugar. Porém, além da temperatura, o que de fato torna Abril um mês delicioso é o seu recheio de feriados. Pelo menos, aqui no Rio de Janeiro, temos quatro feriados oficiais, somado aos pontos facultativos. E no meio disso tudo, esse ano teremos: O CARNAVAL. Se você se organizar direitinho, pode até fingir que está de férias.

O carnaval que não ia acontecer em Fevereiro, aconteceu, e acontecerá novamente agora. Abril será realmente um mês muito maravilhoso. Você poderá curtir os blocos sem a possibilidade ter uma insolação. Sim, vai ter bloco de novo em Abril. Esse vai ser o mês mais café com leite na história desse país.

Porém, o Carnaval de Abril que começa oficialmente hoje, dizem, gerou uma grande confusão e deixou tudo mais caótico porque ninguém sabia quando era o carnaval ou semana santa. Se é para comer peixe ou feijoada de São Jorge. Quando é Tiradentes? Quem é Tiradentes? Se é para comprar chocolate ou sair fantasiado pela rua.

Mas o que se esperar de um mês que começa celebrando a mentira? Invadiram, digo, descobriram o Brasil no dia 22 de Abril de 1500. Tem o dia da árvore e o dia do Índio que é tudo que tem se matado desde então.

Abril nos causa muitas indagações e situações paradoxais: como aquele ateu que conta os dias para chegar a semana santa e poder viajar. E também tem datas comemorativas muito intrigantes como o dia Internacional de Alerta as Minas Terrestres, dia da Conservação do Solo, o dia do Livro, do Desarmamento Infantil e o Dia Mundial dos Animais de Rua. O dia do Penitenciário, por exemplo, se comemora junto com o dia Internacional do Jovem Trabalhador. Curioso, não? Porém não são datas comemorativas irrelevantes para se tornarem feriados. O que de fato importa aqui.

Acompanharemos de perto, eu por exemplo, qual será o reflexo social de um ano com dois carnavais. Usando esse argumento antropológico para justificar a vontade dançar de cropped no meio da rua ou de beijar desconhecidos. E está tudo certo repetir a fantasia, só não se vista de índio e Não é não.

Quem sabe com dois carnavais teremos mais energia para esperar Outubro chegar; que é outro mês cheio de feriados. Enquanto isso, aproveite a festa!

*Pedro Uchoa é assistente de roteiros do Porta dos Fundos. No Instagram @pedrouchoam