Topo

Porta dos Fundos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Três dicas infalíveis para você aproveitar ao máximo sua próxima fila

Tudo que é bom demora muito - Reprodução
Tudo que é bom demora muito Imagem: Reprodução

Gabriela Niskier

Colunista do UOL*

29/10/2022 11h00

Se tem uma coisa que brasileiro sabe fazer, é fila. Desde fila dos Correios até fila do show do Justin Bieber, nós temos excelência em enfileirar. E digo isso com muito orgulho: se não fosse a lentidão dos nossos serviços e um eterno compromisso com o corpo mole, talvez não seríamos memoráveis nesse quesito. Mas somos, para a alegria dos nossos cidadãos.

Talvez você aí que esteja lendo não tenha entendido ainda a benção que é pegar uma fila, mas saiba que uma boa fila te dá o maior de todos os presentes: o tempo presente. Quando foi a última vez que você se deu o direito de parar? De não fazer nada, de apenas ser? As filas tem essa qualidade, você contempla a sua inutilidade diante da imensidão do mundo, já que é no processo de uma fila que nos fica claro o quanto nosso tempo não vale mesmo de nada.

É claro que existem tecnologias que poderiam evitar a fila, agendamentos prévios, notificações no celular, atualização em tempo real... Mas será que um aplicativo nos ensinaria resiliência? Determinação? Força de vontade? Não, como já bem sabiam nossos avós, apenas a fila ensina. Mas se você é millenial pra baixo, que não sabe aproveitar o que há de zen numa fila bem encorpada, deixe que eu lhe apresente alguns caminhos:

1 - Não pegue no celular
Viva a fila plenamente. Você vai começar a se atentar à outras questões da sua existência, outrora escondidas, como contemplar a alta incidência de senhoras com cabelo vinho, ou perceber que os carecas são na verdade maioria. Há muitas verdades escondidas no mundo, elas só precisam que você esteja prestando atenção.

2 - Postura
Use do momento da fila para endireitar sua coluna. Através da ferramenta da observação e comparação, é possível perceber que a coluna de ninguém está boa. E ali está você, parado, sem ter o que fazer, a não ser julgar terceiros e ficar ereto. Pratique esta condição em sua plenitude, e receba a benção que é se sentir melhor do que os outros. Mesmo que apenas pelos 3 minutos que você lembra de esticar as costas, antes de esquecer de novo.

3 - Treino cerebral
Fila não é necessariamente sinônimo de pessoas em pé, existem também as filas sentadas, um processo complexo que requer atenção dobrada no sistema de senhas. As senhas não funcionam em ordem crescente ou decrescente, isso seria simples demais - elas funcionam em categorias ocultas e talvez arbitrárias, que cada hora chama um número diferente da escala decimal. Mas apesar do desafio, cabe ao zen samurai das filas (você, depois de ler esse texto) decifrá-la e vencê-la, o que não será difícil com o tanto de tempo livre que você tem em mãos. A recompensa é saber se ainda falta muito. Normalmente falta.

Espero que estas breves dicas tenham lhe ajudado a entender a benção e o porquê da eterna existência das filas. Te desejo muitas filas ao longo do seu caminho, com direito à iluminação na linha de chegada. E fique com o vídeo de hoje do Porta dos Fundos, uma bela homenagem à esse processo espiritual que chamamos de fila:

*Gabriela Niskier é roteirista do Porta dos Fundos. No Instagram e no Twitter: @gabrielaniskier