Topo

Porta dos Fundos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

5 sinais de que o Hexa não vem esse ano

Reprodução
Imagem: Reprodução

Matheus Mad

Colunista do UOL

26/11/2022 11h00

É com muito pesar e com lágrimas nos olhos que eu venho informar que esse será mais um ano o Hexa não vem. Eu não queria ser o porta voz dessa notícia, mas infelizmente não temos chance, o Brasil está com todos os indícios de que não vai conseguir levar essa Copa para casa e eu posso provar.

Sinal 1 - PENTEADO
Em 2022 o triângulo das bermudas na careca de Ronaldo - mais conhecido como buceta de nós todos - fazia os adversários perderem a rota. Em 94 todos usaram o mesmo cabelo, estilo peruca do Silvio Santos, que foi moda na época. Em 70, o black power que tomou conta de Roberto Dinamite e outros jogadores, contrastando com a careca de Gerson que claramente fazia alusão ao Galeão Cumbica, personagem da escolinha do professor Raimundo. Em 62, o famoso ?cabelo igual?, onde parecia que todos os jogadores frequentavam o mesmo barbeiro, um barbeiro ruim. E finalmente, em 58, o famoso ?Muita testa?, onde todos os jogadores faziam questão de mostrar que tinham testa pra caraca. Em 2022 vemos um desencontro de estilos e nada muito marcado. De um lado, o loiro estilo cantor belo, do outro o disfarçado. A falta de combinação de estilos faz a seleção não ter uma identidade. O Hexa não vem!

Sinal 2 - JOGADOR RUIM
Todos sabem que toda Copa tem a cota de jogador ruim que tá ali só pra alinhar os chacras da equipe e provar para o mundo que todo mundo pode conquistar seus sonhos. Tivemos Vampeta, Huck, Renato Augusto, Cicinho, e muitos outros mostrando o lado humano da seleção. E nessa edição quem é o nosso Júnior Baiano? Não temos! Sem o pior não conseguimos definir o melhor. O hexa não vem!

Sinal 3 - AUSÊNCIA DE JOGADORES COM A LETRA R
Todo mundo sabe que o sucesso da seleção é construído em cima de grandes craques que surgiram e suas gerações. Romário, Ronaldo, Ronaldinho, Rivaldo, JaiRzinho, e todos eles tem a letra R, no começo ou no meio. O Garrincha tem dois até. Aí eu te pergunto: Como fica o Galvão quando for narrar os jogos do Brasil? Neymar? Vinicius Junior? Pedro? Poucos sabem, mas o motivo da aposentadoria de Galvão Bueno é a ausência de craques onde ele possa vibrar a língua ao narrar. Ou então, o pior pode acontecer e ao narrar um gol de Neymar, ele entra em combustão e morre em frente aos nossos olhos. Para seleção ser campeão tem que ter craque com R! Começo aqui a campanha RIBAMAR na copa de 2026.

*Se enquanto você leu essa parte da coluna, pensou em Richarlyson como craque da seleção, você pensou errado.

Sinal 4 - PAGODE E FESTINHAS
Até agora eu não vi uma capa de revista falando de suruba de jogador. Um jornal noticiando festinha na concentração, ninguém de Dubai reclamando de música alta depois das dez da noite. Uma seleção que não sabe organizar festinha é uma seleção que vai ganhar a copa, e vai comemorar no drive thru do McDonalds comendo um Mc Chicken, nem um quarteirão vai ser, vai ser o chicken, o sanduíche mais sem carisma da história. Dar a taça pra uma seleção que tem direitista defensor da família que não sabe organizar um churrasco com cerveja gelada de procedência duvidosa, é jogar a copa fora. Os jogadores não sabem nem fazer uma pose decente na hora de se apresentar. Um bando de braço cruzado e sinal da cruz de católico não praticante. Falta alguém para dar a dica, como mostra essa esquete do Porta dos Fundos.

Resumindo, quer uma festa maneira de copa do mundo? Vai pra Cuba!

Sinal 5 - O BRASIL NÃO COMPROU A COPA
Todos sabem que a copa, assim como todo mega evento, tem toda uma organização e principalmente o ganhador. O Brasil vai cair na semifinal porque o governo Bolsonaro só teve dinheiro para comprar o terceiro lugar, então ele perde para Holanda e quem ganha é a seleção da Inglaterra. A próxima Copa que o Brasil vai ser campeão é 2030, com o craque RIBAMAR. Anotem!

*Matheus MAD é humorista, roteirista do Porta dos Fundos, fã do Ribamar e no instagram é @omatheusmad