Topo

Porta dos Fundos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Cinco motivos para o TSE deixar eu usar meu celular na votação (mas só eu)

Vou contar pra ninguém não, juro - Reprodução
Vou contar pra ninguém não, juro Imagem: Reprodução

Rafa Castro

Colunista do UOL*

01/10/2022 11h00

Este ano, o Tribunal Superior Eleitoral decretou que eleitores não poderão levar seus celulares consigo para a cabine de votação. Longe de mim querer prejudicar a já frágil harmonia entre os poderes desobedecendo a lei, portanto venho por meio desta solicitar aos distintos ministros uma liberação pessoal da regra neste domingo (mas só pra mim, juro, os outros que escrevam as colunas deles).

Para melhor convencer os prestigiosos juízes, elenquei cinco motivos contundentes para vocês me quebrarem essa aí, por gentileza:

1 - Como é que eu vou lembrar os meus candidatos?
De cara vou lançar a questão mais importante. Tem muita gente, não estou de dizendo de forma alguma que faço isso, que deixa para escolher os candidatos de última hora e precisa de uma colinha. Para não contribuir com o crime eleitoral e acabar pegando santinhos de candidatos aleatórios e desesperados no caminho para o seu local de votação, muitos, eu não, recorrem ao recurso do bloco de notas do celular. "Ah, Rafael, mas por que você não anota no braço?", gente, 2022! Ano da tecnologia! Já ouviu falar do Elon Musk? Tá fazendo um foguete! Eu lá sou pessoa atrasada de ficar usando papel? Isso é antiecológico até? se eu usasse, claro. Porque eu já sei de cor todos meus candidatos.

2 - E se o mesário arrumar um jeito de ler minhas mensagens?
Mais uma vez levanto aqui uma situação totalmente hipotética. Existe gente que é fofoqueira, né. Vai que a pessoa que está trabalhando como mesária no dia olha as mensagens comprometedoras do meu celular? Não recebo nenhuma, mas vai que domingo é o dia. Imagina o constrangimento! Às vezes você olha até sem querer, tenho certeza que já aconteceu com você. O celular da pessoa do lado acende, você olha no reflexo e lê algo que não deveria. Uma mensagem safada da sua mãe para o seu pai que te traumatiza por alguns anos até você esquecer, seguir com a vida e alguém te lembrar do nada e você ficar uma semana sem dormir pensando naquilo. Mais uma vez, só levantando hipóteses.

3 - Medo de julgamento pois minha tela está quebrada tem três anos e eu não tenho condição de trocar de telefone, portanto tenho que justificar dizendo que vim aqui mudar o país para ter condições de comprar um iPhone 13. Ou é o 14? Não lembro
E pensando aqui, se a pessoa conseguiu ler a mensagem comprometedora foi porque ela estava com muita vontade. Meu celular está com a tela quebrada desde as últimas eleições e vai ser super constrangedor se eu acabar esbarrando com o mesmo mesário. Imagina só, eu não vou conseguir votar direito pensando no julgamento que ele vai estar fazendo de mim porque não troquei o celular, achando que eu não tive condições quando na verdade foi por pura preguiça. Não vou ter opção a não ser puxar um papo depois justificando meu voto com a intenção da mudança no país, para que nas próximas eleições eu finalmente chegue com um celular diferente. Imagina agora se muda o mesário, vou ter gasto dinheiro à toa. Iphone tá carão.

4 - Como é que eu vou fazer um TikTok ou um story mostrando pra todos que exerci meu papel como cidadão?
Não preciso dizer que no ano da tecnologia, o que é visto como mais importante do que exercer seu papel como cidadão, é mostrar que exerceu seu papel como cidadão nas redes sociais. Estamos em um momento em que todos precisam ver para crer e não é porque eu estou com um celular que eu vou filmar a tela da urna. Uma dancinha na entrada da zona eleitoral com o comprovante de votação já basta.

5 - O voto é secreto, mas eu já contei pra todo mundo
E tem outra, o voto é secreto, mas à essa altura não tem quem não tenha declarado seu voto em rede social ou para os amigos mais próximos, a não ser que a pessoa não saiba ainda em quem votar como no primeiro caso da lista ou tenha vergonha do voto. No segundo caso, talvez seja melhor rever sua escolha porque ainda dá tempo. E outra, não vou ficar tirando foto da urna, primeiro porque ela não é uma máquina esteticamente agradável, segundo porque é crime.

E é com essas considerações que eu deixo vocês com o vídeo dessa semana do Porta dos Fundos, "Voto Secreto". Votem direito no domingo e façam suas dancinhas depois.

*Rafa Castro é roteirista do Porta dos Fundos, já sabe em quem votar e vai respeitar o não uso de celular na sessão, ele jura