Topo

Porta dos Fundos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Cinco provas de que a vida fora da Terra não é inteligente

Imagem da internet
Imagem: Imagem da internet

Jhonatan Marques

Colunista do UOL

12/11/2022 11h00

Há milênios algumas dúvidas assolam a humanidade, desde perguntas simples como quem construiu as pirâmides, até coisas mais complexas como quem inventou o refrigerante de maracujá. Mas talvez, a mais antiga e clássica de todas elas seja: será que estamos sozinhos no universo?

Considerando que existem bilhões de galáxias, com bilhões de planetas, a chance de ter vida por aí é enorme ao mesmo tempo que não, o universo é como o Bitcoin, é muito incerto e as chances de nos decepcionar são grandes. De toda forma, nós precisamos abaixar as nossas expectativas, porque mesmo que exista vida lá fora, nada nos garante que eles são tão inteligentes quanto pensamos. Aqui estão cinco motivos que comprovam que não existe vida inteligente fora da Terra.

1 - Eles pilotarem naves voadoras não prova nada
Se partirmos da ideia de que eles são muito inteligentes só porque pilotam veículos muito avançados que outras pessoas não têm acesso, estamos dizendo que bilionários também são inteligentes, o que não faz sentido algum. Às vezes eles são apenas playboys que desfilam pelo universo com uma nave de luxo modelo do ano pra causar inveja.

2 - Construir pirâmides é fácil
Na verdade, quem construiu as pirâmides foram pessoas escravizadas. Eu sei, decepcionante, escravidão gera esse sentimento. Mesmo que tenha sido alienígenas, eles merecem tanta festa só por empilhar um monte de blocos? Qualquer criança com mais de 3 anos sabe fazer isso com um LEGO. Se são tão evoluídos, porque ao invés das pirâmides eles não trouxeram um micro-ondas para os egípcios? Isso sim, seria impressionante.

3 - Deixar sinais nas plantações é sinal de imaturidade
Isso é vandalismo, apenas isso. Só mostra que os alienígenas não têm compaixão com pequenos agricultores.

4 - E daí que eles viajaram pelo universo inteiro?
Seu primo do interior também vem de um lugar distante, só por isso ele parece saber o sentido da vida? Além disso, a galáxia mais próxima é Andrômeda, localizada a cerca de 2,54 milhões de anos-luz de distância da Terra, ou seja, extraterrestres só tem muito tempo livre.

5 - Eles não falam com a gente
Já tentamos contato de todas as formas. Já mandamos rádio, música, foto, tudo, e ainda assim eles não nos respondem. Não sei vocês, mas arrogância não é atitude de um ser inteligente. Quem eles pensam que são para nos ignorar assim? Nosso ex's?

Resumindo, não criem muita expectativa sobre vida inteligente, porque pelos sinais que eles demonstraram até aqui eu não me surpreenderia se eles respondessem a gente como nessa esquete do Porta dos Fundos.

*Jhonatan Marques é roteirista do Porta dos Fundos. No Instagram: @ojhonatanmarques