PUBLICIDADE
Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo planeja transformar 'Encontro' em quadro; baixa de anúncios colabora

Lucas Pasin

Jornalista há 14 anos, Lucas Pasin já experimentou as mais diversas áreas da profissão. Da rotina em redação aos releases de uma assessoria de imprensa, passando pelo marketing digital e comunicação corporativa. Mas, sem dúvida alguma, foi na cobertura do universo dos famosos que encontrou a maior curiosidade, e talvez, por isso, o maior reconhecimento profissional.

Colunista do UOL

27/05/2022 04h00

Desde o anúncio da saída de Fátima Bernardes do programa "Encontro" — ela será substituída por Patrícia Poeta e Manoel Soares e assumirá o "The Voice Brasil" — algo já é dado como certo na TV Globo: o programa tomará os mesmos rumos do "Bem Estar" e se transformará, no próximo ano, apenas em um quadro nas manhãs da emissora.

Sem o comando de Fátima, um dos fortes nomes da publicidade na TV Globo, o "Encontro" perdeu força com os anunciantes, que formam fila de espera para migrar para o "Mais Você", apresentado por Ana Maria Braga. A perspectiva do departamento comercial da emissora é que o programa perca ainda mais anunciantes após a estreia dos novos apresentadores e mudança de horário.

A inversão de horários das duas atrações matinais da Globo, divulgada ontem por Amauri Soares, diretor da emissora, já faz parte de uma estratégia para acabar de vez com o programa "Encontro" em 2023. Por enquanto, "Mais Você" troca de horário com o "Encontro", mas o plano a médio prazo é que o programa ocupe toda a faixa da manhã. Para não perder mais anunciantes, Ana Maria Braga estará no horário deixado por Fátima.

A ideia é que o novo quadro do "Encontro" seja uma espécie de noticiário leve. Tratará de assuntos que viralizaram no dia, brincará com memes e hashtags que estão dando o que falar nas redes sociais.

Procurada pela coluna para comentar o assunto, a Globo negou que o 'Encontro' poderá se transformar em um quadro ou deixar de ser um programa.

Uma das maiores preocupações da emissora carioca com o desejo de Fátima Bernardes de deixar a rotina diária nas manhãs vinha justamente dos anunciantes. A transição tem sido feita com cuidado e, como adiantou esta coluna de Splash, a escolha de Fátima para o "The Voice Brasil" foi um improviso para que ela não fique fora do ar.

Há um planejamento da Globo em não manter Fátima no "The Voice Brasil" por muito tempo, e sim criar um programa, ou um quadro especial, em que a apresentadora fará apenas participações semanais voltadas para o público que já conquistou nas manhãs.