Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo planeja transformar 'Encontro' em quadro; baixa de anúncios colabora

Colunista do UOL

27/05/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Desde o anúncio da saída de Fátima Bernardes do programa "Encontro" — ela será substituída por Patrícia Poeta e Manoel Soares e assumirá o "The Voice Brasil" — algo já é dado como certo na TV Globo: o programa tomará os mesmos rumos do "Bem Estar" e se transformará, no próximo ano, apenas em um quadro nas manhãs da emissora.

Sem o comando de Fátima, um dos fortes nomes da publicidade na TV Globo, o "Encontro" perdeu força com os anunciantes, que formam fila de espera para migrar para o "Mais Você", apresentado por Ana Maria Braga. A perspectiva do departamento comercial da emissora é que o programa perca ainda mais anunciantes após a estreia dos novos apresentadores e mudança de horário.

A inversão de horários das duas atrações matinais da Globo, divulgada ontem por Amauri Soares, diretor da emissora, já faz parte de uma estratégia para acabar de vez com o programa "Encontro" em 2023. Por enquanto, "Mais Você" troca de horário com o "Encontro", mas o plano a médio prazo é que o programa ocupe toda a faixa da manhã. Para não perder mais anunciantes, Ana Maria Braga estará no horário deixado por Fátima.

A ideia é que o novo quadro do "Encontro" seja uma espécie de noticiário leve. Tratará de assuntos que viralizaram no dia, brincará com memes e hashtags que estão dando o que falar nas redes sociais.

Procurada pela coluna para comentar o assunto, a Globo negou que o 'Encontro' poderá se transformar em um quadro ou deixar de ser um programa.

Uma das maiores preocupações da emissora carioca com o desejo de Fátima Bernardes de deixar a rotina diária nas manhãs vinha justamente dos anunciantes. A transição tem sido feita com cuidado e, como adiantou esta coluna de Splash, a escolha de Fátima para o "The Voice Brasil" foi um improviso para que ela não fique fora do ar.

Há um planejamento da Globo em não manter Fátima no "The Voice Brasil" por muito tempo, e sim criar um programa, ou um quadro especial, em que a apresentadora fará apenas participações semanais voltadas para o público que já conquistou nas manhãs.