Topo

Argentina x França: quem ganha a disputa dos pratos típicos dos finalistas?

Empanadas argentinas ou a tradição dos queijos franceses? Escolha sua torcida pelos pratos típicos - Getty Images
Empanadas argentinas ou a tradição dos queijos franceses? Escolha sua torcida pelos pratos típicos
Imagem: Getty Images

De Nossa

18/12/2022 04h00

A tão aguardada final da Copa do Mundo do Qatar acontece bem na hora do almoço deste domingo (18) e nada melhor que curtir a disputa comendo os pratos típicos dois dois países finalistas — ainda que preferiríamos ter nossa seleção em campo e fazer uma torcida regada a feijoada e caipirinha.

De um lado, a Argentina de Messi e sua tradição parrillera. Do outro, a França de Mbappé e sua escola gastronômica que é sinônimo de boa comida e boa bebida.

E Nossa sugere uma lista de receitas de cada um dos países para todos os momentos da final — e da refeição.

Pré-jogo

Para começar, nada melhor que uma entrada com sabores que introduzem o banquete — seja ele em espanhol, ou francês.

De um lado, as famosas empanadas argentinas — aqui a receita da salteña de Paola Carosella. Do outro, um "Brie en Crôute" — o queijo envolvido em massa folhada e acompanhado de geleia de pimenta.

Primeiro tempo

Abriu o apetite, mas não quer perder muito tempo na cozinha em pleno dia de jogão? Aposte nos lanches.

Entre os argentinos, nada mais especial (e rapidinho) que um bom choripán com chimichurri, claro. Já para os franceses, a quiche lorraine é irresistível.

OLHO NO LANCE! Sabia que com a mesma massa das empanadas que sugerimos lá em cima você faz outra maravilha francesa? Veja como no "2em1" de Nossa:

Segundo tempo

Abriu o apetite? Então chegou a hora de sabores mais intensos. Com um pé em Paris, a feijoada francesa: Cassoulet. Se o coração bate forte por Buenos Aires, uma carne de respeito: o bife de chorizo.

Prorrogação

Na nossa partida gastronômica, nada de sofrimento! Para os momentos finais da refeição, a sobremesa.

Como os "primos" mineiros, não tem argentino que resista a um dulce de leche (que aqui você pode saborear em uma versão pavê). Prefere um doce chocolatudo bem francês? Vá de petit gateau sem erros.

Pênaltis

É um torcedor rancoroso e quer ver argentinos e franceses batalhando até a final? Sem problemas. Faça isso com um bom cafezinho e mais um docinho. Para arrematar a final, uma suave madeleine francesa. Ou um potente alfajor argentino.

E aí? Quem leva essa taça da cozinha?