Topo

Pão 'de ontem' rende torta, pudim e até lasanha: experimente 9 receitas

Pudim de pão e mais! Ingrediente entra em diversas receitas doces e salgadas - Getty Images/iStockphoto
Pudim de pão e mais! Ingrediente entra em diversas receitas doces e salgadas
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Glau Gasparetto e Thaís Lopes Aidar

Colaboração para Nossa

06/12/2022 04h00

Água, farinha e sal bastam para compor um dos alimentos mais antigos da humanidade: o pão. Além da simplicidade da receita básica, ele tem lugar cativo na mesa brasileira por conta de sua versatilidade.

Mas não falamos aqui sobre as diferentes maneiras de consumi-lo — todo mundo sabe que combina bem com manteiga, geleia e afins e rende ótimas experiências gastronômicas quando transformado em sanduíches.

O lado mais versátil do pão é revelado quando ele deixa de ser protagonista e se torna importante coadjuvante dentro de receitas que ninguém esperava, de lasanhas a sobremesas, por exemplo.

Qual pão usar?

A resposta depende muito de qual receita será feita e, também, do resultado esperado. Isso porque a textura e o sabor variam para tipo de pão. Mas, para soltar a imaginação, Guilherme Carillo, sócio da tradicional Padaria Carillo, aponta várias opções de reutilização: pão francês, pão italiano, pão de forma, croissant, brioche, ciabatta, foccacia, de fermentação natural e low carb, aqueles com pegada mais "fitness".

Pão francês, italiano e até aquele fitness rendem receitas variadas - Getty Images - Getty Images
Pão francês, italiano e até aquele fitness rendem receitas variadas
Imagem: Getty Images

Dali em diante, a criatividade é o limite. A padeira e chef Helena Mil-Homens, da Padaria St. Chico, lembra que o pão pode dar textura a molhos, sopas e cremes, mas também rende receitas deliciosas, como pudins, pizzas e até farofa.

Quando torramos as fatias e processamos grosseiramente no liquidificador, vira uma farinha maravilhosa! Refogá-la com manteiga, cebola e banana rende uma farofa que rouba a cena de muita mesa", cita.

Guilherme, por sua vez, sugere utilizar os pães em tortas salgadas, lasanhas, pastéis, panquecas e até sobremesas.

Fermentação natural também brilha

Pão artesanal também é uma opção para experimentar em pratos diversos - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Pão artesanal também é uma opção para experimentar em pratos diversos
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Para o padeiro Vinicius Braune, da Ancestrale Lab, a fermentação natural é ótima quando o assunto é versatilidade. Assim, apesar de ser preciso tomar cuidado com a acidez do alimento, a lista de possibilidades vai das bruschettas e tostadas saudáveis até a farinha para empanar bolinhos e frituras variadas — basta bater no liquidificador os pães mais 'duros'.

É possível, inclusive, criar receitas a partir de outras receitas de reaproveitamento. A engenheira de alimentos Michella Giraldelli, da Padaria Brasileira, cita que a tradicional rabanada pode ser transformada em uma torta cheia de sabor.

"Com o objetivo de reaproveitar os alimentos em sua totalidade, optamos em fazer com pão francês amanhecido, que possui também uma textura mais adequada ao resultado que desejamos", explica.

Como "salvar" o pão

Pão amanhecido tem vida! - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Pão amanhecido tem vida!
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Agora, se a ideia é tentar dar uma nova vida ao pão do dia anterior, Guilherme Carillo tem uma boa dica: basta passá-lo rapidamente em água e levá-lo ao forno, alcançado uma regeneração. Já para os mais duros, se não forem usados em novas receitas, torrar é a melhor estratégia.

"Pode-se transformá-los em torradas simples ou, ainda, incrementá-las com temperos, com azeite, orégano e sal, ou pasta de alho", sugere o profissional.

Fuja dos estragos

Como saber se o pão ainda está bom para uso? - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Como saber se o pão ainda está bom para uso?
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Fresquinho, amanhecido ou duro, a verdade é que tanto faz! Só não pode estar mofado ou estragado.

Existem algumas formas de avaliar o estado do pão: pelo visual, cheiro e sabor. Se algum desses elementos apresentar algo de estranho, é melhor não usá-lo", comenta Vinicius.

Se notar bolor no pão, nem pense em descartar o pedaço em questão e consumir o resto. Nessa situação, todo o alimento realmente precisa ser jogado fora. "Os fungos têm 'sementes' que passam facilmente para as outras fatias e não vemos a olho nu", esclarece a Helena.

Receitas com pão