Topo

Aprenda 9 doces com amendoim para a Festa Junina, do pavê à paçoquinha

Mesa de Festa Junina: amendoim não pode faltar - Carla Nichiata/Getty Images/iStockphoto
Mesa de Festa Junina: amendoim não pode faltar Imagem: Carla Nichiata/Getty Images/iStockphoto

De Nossa

19/06/2021 04h00

Tente imaginar uma Festa Junina sem amendoim. Difícil, não é? O ingrediente que está no pé de moleque e na paçoquinha também pode dar brilho a preparos caseiros e criativos, como pavê e pipoca.

Preparamos uma seleção de nove receitas doces para você comemorar a data no melhor estilo: comendo bem e, mais um ano, dentro de casa. Confira.

Bolo vulcão

Verdadeiro sucesso na internet, o bolo vulcão é considerado um food porn de tanta cobertura. Nesse caso, paçoca, creme de leite e leite condensado formam a mistura servida em abundância.

Bolo vulcão de paçoca

Dificuldade Médio
1 porções
80 min
Ver receita completa

Canjica com amendoim

O doce de milho é um clássico de São João. Amendoim torrado e sem casca é batido no liquidificador com leite de coco para dar um gostinho extra.

Canjica com Amendoim

80 min
Ver receita completa

Barrinha de pipoca

Nem pipoca para comer uma a uma com as mãos, nem pé de moleque. Essa receita une essas duas comidinhas tradicionais numa barrinha só.

Barra de Pipoca Junina

9 porções
30 min
Ver receita completa

Pavê de amendoim

As camadas de biscoito de maizena intercalam o creme docinho preparado com amendoim sem sal torrado. Servido numa travessa, é para fazer muita gente se deliciar.

Pavê de amendoim

Dificuldade Fácil
20 porções
260 min
Ver receita completa

Pipoca com amendoim

Quer elevar a pipoca a um docinho junino caprichado? Essa receita traz até um truque: deixar os grãos de milho de molho. A hidratação faz a pipoca estourar uniformemente.

Pipoca com amendoim

Dificuldade Fácil
6 porções
60 min
Ver receita completa

Cone de pé de moça

Ao contrário do pé de moleque, que desafia os dentes, o pé de moça é cremoso que só. Essa textura dá ao docinho inúmeras possibilidades, como rechear uma casquinha de sorvete.

Cone de pé de moça

Dificuldade Fácil
50 min
Ver receita completa

Paçoquinha

Sim, você pode fazer em casa o tradicional docinho que tem a cara do São João. Spoiler: você vai se surpreender como é fácil e rápido de preparar.

Paçoquinha de colher

E aqui uma versão cremosa do doce, feita com leite condensado, gema e margarina, além do amendoim. Vale colocar em copinhos para enfeitar a mesa junina.

Pé-de-moleque de café

Um dos mais clássicos doces das Festas Juninas pode ser combinado com o aroma e sabor do café nesta receita original.