Topo

Conheça Nobres, o paraíso de Mato Grosso que concorre em beleza com Bonito

Lagoa das Araras: atrativo natural com enormes árvores de butitis e aves da região - Getty Images
Lagoa das Araras: atrativo natural com enormes árvores de butitis e aves da região
Imagem: Getty Images

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

21/05/2021 04h00

Mato Grosso abriga um destino incrível que ainda é pouco conhecido fora do Centro-Oeste. Trata-se da região da cidade de Nobres, marcada por rios cristalinos, cachoeiras belíssimas e uma fauna exuberante.

São atrações com perfil parecido com o dos cartões-postais de Bonito (MS), mas que ainda não são tão famosas ao redor do Brasil. A seguir, conheça atrativos de Nobres e arredores.

Aquário Encantado

Aquário encantado nobres MT especial brasileiro - Marcos Vergueiro/SEDEC MT - Marcos Vergueiro/SEDEC MT
Imagem: Marcos Vergueiro/SEDEC MT

Apesar do seu nome, este atrativo é, na verdade, uma piscina natural que constitui um dos principais cartões-postais da região de Nobres. Sua água é extremamente cristalina, que permite sessões de imersão com visibilidade excelente. A profundidade chega a seis metros e, quando está submerso, o visitante admira lindos peixes coloridos.

Cachoeira Serra Azul

Cachoeira Serra Azul nobres mato grosso - Ricardo Martins/SEDEC MT - Ricardo Martins/SEDEC MT
Imagem: Ricardo Martins/SEDEC MT

Pertence ao município de Rosário Oeste, vizinho de Nobres, mas é visita obrigatória para quem passeia pela região. Uma das imagens mais lindas desta área do Mato Grosso, a cachoeira tem aproximadamente 46 metros de altura e cai sobre um paredão cercado por uma belíssima área verde, formando um poço verde-esmeralda lá embaixo.

Duto do Quebó

Duto do quebó nobres mato grosso - Francisco Alves/SEDEC MT - Francisco Alves/SEDEC MT
Imagem: Francisco Alves/SEDEC MT

Neste atrativo, turistas percorrem um rio sobre boias, cruzando áreas com muito verde e com diversas oportunidades para contemplar a natureza. O percurso tem aproximadamente 1.800 metros de extensão. E, no trajeto, o público também atravessa o escuro interior de uma gruta que é habitada por morcegos.

Lagoa das Araras

Lagoa das Araras - Francisco Alves/SEDEC MT - Francisco Alves/SEDEC MT
Imagem: Francisco Alves/SEDEC MT

Lagoa coroada por enormes buritis, entre os quais é possível admirar lindíssimas aves, como maritacas, garças e, logicamente, araras. O céu ganha um reflexo incrível na água e, na área, há estruturas de madeira que permitem que o visitante admire a paisagem de ótimo ângulo. Visite este cartão-postal no fim da tarde, quando há chances de observar revoadas e um pôr do sol inesquecível.

Mirante do Cerrado

Mirante do Cerrado - Franciso Alves/SEDEC MT - Franciso Alves/SEDEC MT
Imagem: Franciso Alves/SEDEC MT

Local indicado para aqueles que buscam uma confortável estrutura turística para apreciar algumas das belezas de Nobres. Trata-se de um empreendimento que oferece bar, restaurante e uma piscina com formato de peixe com vista panorâmica espetacular para a região. Lá, os visitantes também podem curtir tirolesa e arvorismo.

Balneário Estivado

balneário estivado nobres mato grosso mt - Reprodução/Pousada Bom Jardim - Reprodução/Pousada Bom Jardim
Imagem: Reprodução/Pousada Bom Jardim

Além de oferecer infraestrutura que inclui restaurante e bar, abriga uma piscina natural com água cristalina. Praticamente sem correnteza, é um ótimo lugar para levar crianças, que podem se divertir na água rodeadas por muitos peixes e por uma área verde cheia de natureza (onde há a presença de macacos).

Reino Encantado

Reino Encantao mato grosso nobres MT - Larissa Dias/SEDEC MT - Larissa Dias/SEDEC MT
Imagem: Larissa Dias/SEDEC MT

Neste local, é possível realizar sessões de flutuação entre peixes coloridos em uma água absurdamente cristalina, na área do rio Salobra. Os turistas não podem colocar os pés no solo, mas conseguem se apoiar em trocos que se encontram perto da superfície. E, ao redor da água, existe também uma fauna riquíssima, com macacos, cutias, tamanduás e jaguatiricas.

Complexo Turístico Akaiá

Complexo Turístico Akaiá - Francisco Alves/SEDEC MT - Francisco Alves/SEDEC MT
Imagem: Francisco Alves/SEDEC MT

Neste local, turistas realizam uma trilha com 1.280 metros de extensão. O percurso é chamado de Trilha do Megafone, porque, ao longo de seu trajeto, conta com estruturas em forma de cone que amplificam os sons da natureza. "A ideia foi inspirada em uma floresta da Estônia, que possui túneis gigantes para que os visitantes possam ouvir os sons da natureza", informa o Estado do Mato Grosso.

Mais atrações

Lagoa das Araras - Getty Images - Getty Images
Lagoa das Araras
Imagem: Getty Images

Os atrativos da região de Nobres não param por aí: na área, por exemplo, o turista também pode visitar o rio Triste (que fica em Rosário Oeste e com água translúcida para flutuação) e a cachoeira Salto do Tucum.

Por causa da pandemia, verifique se as atrações de Nobres e arredores estão abertas antes de visitá-las.