Tema de livro

Cinco receitas para explorar a rica gastronomia do Pantanal

Por Redação Nossa

O Pantanal não é feito somente de belas paisagens - que, em 2020, chamaram atenção do mundo ao sofrerem com incêndios. Esta região brasileira também pode ganhar sua atenção pelo estômago.
Getty Images
Prova disso é o lançamento do livro "Cozinha Pantaneira: Comitiva de Sabores", parte do Iniciativa Documenta Pantanal - projeto multimídia que visa divulgar a cultura local.
Divulgação
O autor, o chef e pesquisador Paulo Machado, já contou um pouco de sua trajetória aqui mesmo, em Nossa.
Divulgação
Com ingredientes típicos da região pantaneira, Paulo apresenta variadas receitas na publicação. Conheça - e experimente - cinco delas.
Lucas Possiede

Macarrão de comitiva

Conhecido também como macarrão pantaneiro, macarrão frito ou macarrão boiadeiro, é uma variação do arroz carreteiro.
Divulgação/Luna Garcia

Saltenha

De inspiração boliviana, e recheado com carne, porco ou frango, o salgado assado desmancha-se na boca.
Divulgação/Luna Garcia

Caldo de piranha

Cozida com vários aromáticos (cebola, coentro, alho, tomate, cheiro-verde), é depois processada e peneirada, resultando em um caldo potente, servido ainda quente.
Divulgação/Luna Garcia

Chipa

Também conhecido como Bolo Souza, a iguaria é feita com amido de mandioca, milho, queijo fresco, ovos, banha, manteiga e leite. No Mato Grosso do Sul, ganha formatos diversos: bolinhas, em formato redondo ou em formato de ferradura, a mais comum.
Divulgação/Luna Garcia

Iscas de rabo de jacaré

O jacaré do Pantanal é o de papo-amarelo, cuja cauda, além de ser fácil de retirar, quando cozida assemelha-se muito à carne de peixe de rio, como o pintado, e ao peito de frango.
Divulgação/Luna Garcia