PUBLICIDADE
Topo

Reforma descolada e de baixo custo: como Matheus Ilt ganhou a web

Com solução "mão na massa" e baratas, Matheus Ilt conquistou público fiel nas redes sociais - Matheus Ilt
Com solução "mão na massa" e baratas, Matheus Ilt conquistou público fiel nas redes sociais
Imagem: Matheus Ilt

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

28/05/2020 04h00

Filho de um pedreiro faz-tudo talentoso, Matheus Ilt sempre era chamado pelo pai, na adolescência, para acompanhar de perto e entender cada trabalho. Assistiu a construção da casa de sua mãe, a produção dos móveis e até instalação da antena parabólica. Só que naquela época olhava por cima e preferia ver TV, como todo adolescente.

Mas o tempo dá suas lições. Logo que saiu de casa, Matheus precisou colocar as habilidades em prática.

Matheus Ilt herdou o espírito "faz-tudo" - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Matheus Ilt herdou o espírito "faz-tudo"
Imagem: Arquivo pessoal
"Quando finalmente eu e meu namorado mudamos pro nosso apartamento, estava explodido, com tomadas que pegaram fogo, armário caindo. Eram muitas coisas ruins juntas. Foi quando os ensinamentos do meu pai vieram em peso na minha vida."

Levou oito meses para que ele, até então fotógrafo, começasse a transformar o apê alugado de 54 m². "Pensava que não valeria a pena gastar com um lugar que não era nosso. Mas veio a ideia de fazer pequenas coisas que não pesassem no orçamento, sabe?".

O apê de Matheus Ilt

Cozinha linda por R$ 900

A primeira foi a cozinha, transformada com R$ 900: "Antes só tinha uma pia e um pequeno espaço de preparos, o que nos incomodava muito. Compramos uma placa de madeira pínus e fizemos um balcão. Ficou ótimo", ele conta.

Com uma escada suspensa por correntes surgiu o paneleiro. O namorado, Célio Jr, deu um empurrão para postar no Instagram (@matheusilt).

Cozinha de Matheus Ilt

O primeiro post, em 2018, foi sucesso. Daí em diante, ele atraiu a atenção de gente grande, como o arquiteto Maurício Arruda. Vieram a sala, a lavanderia e seu quarto, todos transformados com surpreendente baixo custo e determinação. Matheus não tem preguiça para mão na massa. Já passou o dia comendo farinha láctea para terminar um projeto: a fome era só de mudança.

"Sou feito de farinha láctea, meia-parede, lâmpada tubo e planta. É o que tá no meu DNA."

Inquieto, o criador de conteúdo de 25 anos passou a fazer "antes e depois" com irreverência e assim tornou-se um contador de histórias sobre morar. Hoje tem patrocínios para fazer as mudanças. "Nunca forcei nada disso, veio naturalmente", diz.

A lavanderia foi uma das grandes mudanças da casa e conta com jardim vertical - Matheus Ilt - Matheus Ilt
A lavanderia foi uma das grandes mudanças da casa e conta com jardim vertical
Imagem: Matheus Ilt
O armário que comporta a máquina de lavar também é criação de Matheus - Matheus Ilt - Matheus Ilt
O armário que comporta a máquina de lavar também é criação de Matheus
Imagem: Matheus Ilt

Lições da reforma

Com os estímulos, passou a reformar as casas dos amigos. Mas avisa: "Recebo muitas mensagens de pessoas pedindo para reformar a casa delas. Não sou da área e não quero ser, sou produtor de conteúdo. Além disso, o que faço é uma cosmetologia, quero inspirar as pessoas", afirma categórico.

A maior lição para quem quer mudar a casa? "Aprendi que não é porque algo está dando errado que é para desistir. Vá à luta!" Outra dica é iniciar a transformação aos poucos. "Comece vendo o que você tem e pode utilizar de bom". Depois, vá a lojas de móveis usados e compre em sites ou grupos de desapego o que precisa para completar a decoração.

Segredos para transformar o lar

Cores, luzes e personalidade ditam as soluções para o espaço de Matheus Ilt - Matheus Ilt - Matheus Ilt
Cores, luzes e personalidade ditam as soluções para o espaço de Matheus Ilt
Imagem: Matheus Ilt

  • Se sua casa é alugada, desbloqueie esse pensamento. Pense: quero transformar meu espaço para viver melhor. Comece com pequenas mudanças, antes de aumentar o grau de dificuldade;
  • Busque inspiração, mas não copie. "É bacana descobrir suas cores e referências parecidas com seu estilo";
  • Inclua peças que fazem parte da sua personalidade e da sua história. "Coloque objetos pequenos, quadros de filmes que você ama e que refletem você. Mas não deixe sua sala virar um museu do Harry Potter só porque você ama o bruxo. Controle os impulsos sempre."
  • Tinta na parede tem grande efeito. "Até pintar de branco já muda muito a vida mesmo. Não precisa nada muito mirabolante. Mas se quiser dar aquele efeito, faça uma pintura diferente."
  • Luz muda tudo. "Ao olhar cada ambiente, pense: minha sala é muito escura? Escolha luzes diferentes. Sou muito da lâmpada tubo de led, que ilumina muito com um preço bom".

As @ que me inspiram

@mauricioarruda

"É a maior referência que temos no Brasil, muito legal acompanhar pra ver o refresh da arquitetura."

@apartmenttherapy

"Gosto muito dos posts sobre pessoas que fazem seu próprio apartamento."