Topo

Adeus, cidade grande! Casinha virou lar feliz de família no interior de SP

Thalita Cunha mudou com o marido e dois filhos para a pequena Biritiba Mirim - Arquivo pessoal
Thalita Cunha mudou com o marido e dois filhos para a pequena Biritiba Mirim Imagem: Arquivo pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

15/06/2023 04h00

Esta casa em Biritiba Mirim, cidadezinha de 30 mil habitantes no interior de São Paulo, no passado foi de um feliz caseiro.

Após uma boa reforma e cheia de afeto por todos os lados, ganhou uma nova história feliz: é o lar de Thalita Cunha, criadora de conteúdo à frente do perfil @nossa.amora, que vive com Bruno Meira e os filhos Isabela e Thiago.

Chegaram ali em 2016, três anos após os pais de Thalita ocuparem a casa maior, na mesma chácara.

A agitação da cidade grande ficava para trás, enquanto eles, arquitetos de formação, encontravam um estilo de vida mais tranquilo no interior, construindo tudo aos poucos.

A casa nunca parece estar completamente pronta, está sempre em constante transformação. Assim como nós, é um espaço cíclico, em constante evolução"

Meu apê Thalita - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
As plantas são um elemento essencial na decoração da casinha
Imagem: Arquivo pessoal

Ela, que antes da pandemia tinha se dedicado a um negócio no segmento botânico, viu o isolamento social dificultar a logística e o preço das plantas. Assim, decidiu unir sua paixão pela arquitetura, seus conhecimentos sobre plantas e um olhar mais profundo sobre a casa, em um visual que se reflete em um lar rústico, harmônico e repleto de cuidado. "Sem ditar regras, incluo uma abordagem de feng shui à casa, e comecei a mostrar o resultado disso no Instagram", conta.

Elemento vintage fazer parte da decoração afetiva, como a cadeira de cinema na sala - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Elemento vintage fazer parte da decoração afetiva, como as cadeiras de cinema na sala
Imagem: Arquivo pessoal

A posição dos móveis, por exemplo, é cuidadosamente planejada para evitar obstáculos e criar uma sensação de fluidez. Objetos que não são mais importantes são gratamente despedidos, enquanto o mobiliário, as cores e as mensagens transmitidas pelos ambientes são cuidadosamente selecionados, considerando conceitos da neuroarquitetura e os aromas que se mesclam ao espaço.

As manifestações que a casa apresenta também são levadas em consideração, como as infiltrações, que podem estar relacionadas a emoções" Thalita

Feng shui e neuroarquitetura ajudam a guiar a decoração da casa - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Feng shui e neuroarquitetura guiam a decoração
Imagem: Arquivo pessoal
O quarto dos filhos de Thalita e Bruno - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O quarto dos filhos de Thalita e Bruno
Imagem: Arquivo pessoal

Ela inclusive faz e ensina a fazer a limpeza energética da casa, colocando um vidro de conserva com três dedos de sal fino e água mineral filtrada perto da porta de entrada por três dias.

"Essa mistura deve permanecer ali sem sofrer alterações, acreditando-se que a casa reage às ações, sentimentos e energias das pessoas. Em alguns casos, a água pode borbulhar e criar crostas, indicando problemas a serem resolvidos. A filtragem continua com a troca da água, até que ela fique pura e intacta, cumprindo sua função de filtro energético", aconselha.

A cozinha também reflete o estilo rústico, mas repleto de cuidado - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
A cozinha também reflete o estilo rústico, mas repleto de cuidado
Imagem: Arquivo pessoal
Muita luz e aquele clima de sítio invade a casa inteira - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Muita luz e aquele clima de sítio invade a casa inteira
Imagem: Arquivo pessoal

Esta casa está em constante evolução: há pouco tempo chegaram os dois filhos, com 4 e 8 anos - e tudo foi revisado para que eles se sentissem parte do lar. Para Thalita, afinal, é muito mais do que apenas um lugar físico: "É um espaço vivo e cheio de significado, que reflete nossas experiências e emoções."

Dicas da Thalita para dar vida ao lar

  • Detalhes, invista neles. "Uma casa mais agradável é construída com cuidado e afeto, prestando atenção aos detalhes que a tornam única e especial. Isso só acontece aos poucos, garimpando e retirando objetos que não fazem mais sentido."
  • Busque fluidez e organização: Posicione os móveis de forma estratégica, evitando obstáculos e criando uma sensação de fluidez e harmonia nos ambientes.
  • Reveja constantemente os significados dos objetos da sua casa. Tenha em sua casa apenas itens que sejam realmente importantes e tragam significado para você, desapegue do que não tem mais valor.
  • Tudo é mensagem. "Cores, aromas e mensagens transmitidas pelos ambientes, criam a atmosfera que promove bem-estar e conforto que queremos."
  • Conecte-se com sua casa. Aqui, vale fazer como Thalita e observar os sinais que a casa apresenta, como infiltrações. Faça limpezas energéticas e movimente as coisas de lugar para manter um ambiente vivo e equilibrado.