Topo

Meu apê: do chão de taco ao tijolinho aparente, um 'santa-cecilier' de raiz

Este apê "santa-cecilier" resgata tempos áureos do bairro de várias formas - Leila Viegas/Divulgação
Este apê 'santa-cecilier' resgata tempos áureos do bairro de várias formas
Imagem: Leila Viegas/Divulgação

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

01/07/2023 04h00

Pedro Rizzon é um apaixonado por histórias, por antiguidades e ?por reforma. Assim, este apartamento em Santa Cecília, São Paulo, seria o lugar perfeito para reunir tudo isso.

Uma mistura de estilos, cores, rusticidade, soluções e ideias. Muita coisa junta? Sim. Por isso, a arquiteta Vinicia Brandão entrou em cena para orquestrar tudo e dar uma narrativa harmônica ao mix.

Ao entrar, o impacto é grande: o acervo traz estante de ferro, sofá, geladeira vermelha daquelas que toda casa de avó já teve e filtro de barro no quarto.

A cada ângulo uma surpresa nova. Há influências boho, industriais, afetivas e vintage, que se unem harmoniosamente, refletindo o jeito eclético do morador.

Um grande desafio para a arquiteta, que começou abrindo espaços: integrou o terceiro quarto à sala, assim como a cozinha, o que trouxe aos olhos uma área social ampla e convidativa.

Pedro reuniu diversas referências das quais gostava em seu apê no bairro de Santa Cecília, em São Paulo - Leila Viegas/Divulgação - Leila Viegas/Divulgação
Pedro reuniu diversas referências das quais gostava em seu apê no bairro de Santa Cecília, em São Paulo
Imagem: Leila Viegas/Divulgação
Concreto aparente, plantas e móveis vintage são elementos que caracterizam o estilo 'santa-cecilier' - Leila Viegas/Divulgação - Leila Viegas/Divulgação
Concreto aparente, plantas e móveis vintage são elementos que caracterizam o estilo 'santa-cecilier'
Imagem: Leila Viegas/Divulgação

O quarto principal passou por um redesenho inteligente, com a lavanderia redistribuída para criar um espaço maior e um pequeno closet.

A essência rústica do apartamento é ressaltada por uma cuidadosa seleção de materiais. Tijolos aparecem nas paredes da sala, quarto e banheiro, enquanto o concreto fica aparente nas lajes, pilares e vigas, incluindo a bancada executada na cozinha. O ladrilho hidráulico está à vista ali, na bancada e no banheiro da suíte, adicionando um toque retrô e colorido.

Detalhe da cozinha - Leila Viegas/Divulgação - Leila Viegas/Divulgação
Detalhe da cozinha, com geladeira antiga
Imagem: Leila Viegas/Divulgação
E do quarto, remodelado - Leila Viegas/Divulgação - Leila Viegas/Divulgação
E do quarto, remodelado
Imagem: Leila Viegas/Divulgação

Entre as boas ideias, a ilha tem uma adega embutida, composta por colmeias cerâmicas que mantêm os vinhos na temperatura ideal. As prateleiras deixam tudo à mão e os armários completam o espaço funcional.

O piso em ladrilho verde, disposto diagonalmente, adiciona um charme retrô irresistível" Vinicia Brandão, arquiteta

A ilha da cozinha ganhou uma adega embutida - Leila Viegas/Divulgação - Leila Viegas/Divulgação
A ilha da cozinha ganhou uma adega embutida
Imagem: Leila Viegas/Divulgação
Meu apê - Santa-cecilier - Leila Viegas/Divulgação - Leila Viegas/Divulgação
O apê também aposta em cores marcantes
Imagem: Leila Viegas/Divulgação

Grande, a sala de estar é o coração do apartamento, onde o piso de taco antigo, restaurado com desenhos em marchetaria de madeira clara, recebe destaque merecido. As paredes foram descascadas para revelar o concreto das vigas e a textura do tijolinho, que foi pintado, preservando sua rusticidade. "Ele sabia muito bem o que queria e trouxe muitas referências", conta a arquiteta, que traduziu bem as várias ideias.

O piso foi restaurado e as paredes descascadas para revelar o concreto - Leila Viegas/Divulgação - Leila Viegas/Divulgação
O piso foi restaurado e as paredes descascadas para revelar o concreto
Imagem: Leila Viegas/Divulgação

Os banheiros do apartamento também levam destaque, com peças antigas garimpadas por Pedro — vaso sanitário, lavatório, arandela e espelho, todos em louça azul. Uma estética única, que remonta a outros tempos — uma nostalgia irresistível paira no ar.

Nos banheiros, peças antigas - Leila Viegas/Divulgação - Leila Viegas/Divulgação
Nos banheiros, peças antigas
Imagem: Leila Viegas/Divulgação
Elas foram garimpadas por Pedro - Leila Viegas/Divulgação - Leila Viegas/Divulgação
Elas foram garimpadas por Pedro
Imagem: Leila Viegas/Divulgação

Um verdadeiro refúgio de histórias, cores e texturas, que comprova que sim, é possível criar um ambiente único e acolhedor dando vida nova às coisas boas do passado.

Destaques do apê de Pedro, para se inspirar

  • Misture estilos com cuidado. Ao misturar elementos boho, românticos, vintage e rústicos, é possível contar uma história de forma equilibrada, mas é preciso uma boa curadoria. Para isso, a ajuda profissional é muito bem-vinda.
  • Histórias se contam com objetos e móveis. Colecionar itens especiais que tenham significados únicos traz personalidade aos espaços. Peças garimpadas em antiquários, lembranças de viagens e heranças familiares são ótimas opções para trazer essa narrativa.
Meu apê - Santa-cecilier - Leila Viegas/Divulgação - Leila Viegas/Divulgação
Imagem: Leila Viegas/Divulgação
  • Redesenhe o espaço para adequar ao seu estilo de vida. Considere integrar cômodos, redistribuir áreas e otimizar a disposição dos móveis para criar uma área mais funcional e convidativa. Para isso, envolva profissionais da área, como arquitetos ou designers de interiores, para ajudá-lo nesse processo.
  • Evidencie materiais e texturas. Concreto, tijolos e ladrilho hidráulico foram ressaltados no apê de Pedro a fim de criar uma atmosfera rústica e autêntica. Identifique os materiais presentes na sua casa e encontre formas de destacá-los, expondo estruturas ou resgatando revestimentos da época dele.
  • Explore cores e tons: elas criam estilo e atmosfera. Vale pintar uma parede de destaque, ou apostar em objetos coloridos e até mesmo investir em móveis e revestimentos com tonalidades únicas. O segredo é encontrar uma paleta e ser fiel a ela.