Topo

Como abrasileirar o estilo escandinavo? Este apê em Belém tem a resposta

A arquiteta e moradora Djanira Cabral na sala do apartamento em Belém - O Projeto em Imagens/Divulgação
A arquiteta e moradora Djanira Cabral na sala do apartamento em Belém
Imagem: O Projeto em Imagens/Divulgação

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

10/08/2023 04h00

Belém do Pará vive perto dos 40 graus de temperatura. Enquanto isso, a Escandinávia gela. Opostos no clima, sim. Porém, ao pinçar referências decorativas da terra fria para a quente, a arquiteta Djanira Cabral encontrou o melhor dos mundos para viver com o marido e o filho de 5 anos neste apartamento paraense.

Ele inaugura uma época nova na vida dos três e, por isso, era preciso uma reforma geral a fim de ajustá-lo ao que queriam viver. As duas sacadas não faziam mais sentido, nem o banheiro de serviço — logo, integrar tudo e ganhar mais área útil nos 96 m² foi a primeira ideia de quebra-quebra.

Praticidade é palavra forte na rotina da família — além da localização, que aproximou o trio de tudo o que eles acessam diariamente, a decoração nova tinha a premissa de facilitar a vida.

"O estilo escandinavo, que usamos como referência em muitos de nossos projetos, se encaixou perfeitamente no contexto", diz Djanira.

As linhas suaves e elegantes, a neutralidade na paleta de cores e o design consagrado são pano de fundo para elementos do design e da arquitetura brasileira e regional"

Na sala, os tons claros se misturam às texturas rústicas que trazem toque brasileiro ao apartamento - O Projeto em Imagens/Divulgação - O Projeto em Imagens/Divulgação
Na sala, os tons claros se misturam às texturas rústicas que trazem toque brasileiro ao apartamento
Imagem: O Projeto em Imagens/Divulgação

"Além da vegetação natural, indispensável para criar uma atmosfera aconchegante e relaxante, banhada pela iluminação natural de dia e iluminação quente e indireta à noite", completa a arquiteta.

Djanira queria mesmo tudo novo para essa história. Os móveis entraram em sintonia com o "escandinavo, com toques de brasilidade" e seguem as proporções do apartamento — não é um microespaço, mas também não é grande.

A bancada da cozinha e os tons claros usados - O Projeto em Imagens/Divulgação - O Projeto em Imagens/Divulgação
A bancada da cozinha e os tons claros usados
Imagem: O Projeto em Imagens/Divulgação

"Priorizamos itens com linhas limpas, leves e geometricamente marcantes, compondo com texturas e sobretons. Um bom exemplo são as cadeiras de jantar CH24, clássico dos anos 50 assinado pelo designer dinamarquês Hans Wegner", conta.

Sala do apartamento, que antes era a varanda - O Projeto em Imagens/Divulgação - O Projeto em Imagens/Divulgação
Sala do apartamento, que antes era a varanda
Imagem: O Projeto em Imagens/Divulgação

Outros móveis trazem o design brasileiro e a cultura paraense foi representada pelos quadros do artista local Zoca. "Podemos dizer que a multiculturalidade acontece de forma harmônica em um mesmo endereço", acrescenta.

Por outro lado a cozinha se integra à varanda e tem vista para o mar - O Projeto em Imagens/Divulgação - O Projeto em Imagens/Divulgação
Por outro lado a cozinha se integra à varanda e tem vista para o rio
Imagem: O Projeto em Imagens/Divulgação

Paredes brancas somadas à madeira clara no piso, tons terrosos, texturas e tramas nos tecidos e tapetes, além das plantas: está pronto o mix mais "escandinavo-brasileiro" que se poderia ter, em um visual refrescante e acolhedor.

A poltrona de leitura é outro espaço especial do apê - O Projeto em Imagens/Divulgação - O Projeto em Imagens/Divulgação
A poltrona de leitura é outro espaço especial do apê
Imagem: O Projeto em Imagens/Divulgação

Destaques do apê de Djanira

  • A cozinha integrada à sala tornou o apê mais amplo, o que facilita o diálogo entre a família.
  • A bancada de madeira que divide cozinha e sala foi desafiadora, mas importante, para reforçar o estilo que Djanira pretendia.
A integração entre a sala de estar e a cozinha - O Projeto em Imagens/Divulgação - O Projeto em Imagens/Divulgação
A integração entre a sala de estar e a cozinha
Imagem: O Projeto em Imagens/Divulgação
  • No quarto do casal, integrar a sacada ao espaço principal foi uma solução inteligente, já que a sensação de amplitude é maior.
  • No mesmo quarto, o guarda-roupas baixo, com prateleiras em cima, foi a escolha da arquiteta para dar leveza. As gavetas de palhinha entram em sintonia com as texturas naturais.
No quarto de Djanira, mais tons claros e aconchego - O Projeto em Imagens/Divulgação - O Projeto em Imagens/Divulgação
No quarto de Djanira, mais tons claros e aconchego
Imagem: O Projeto em Imagens/Divulgação
  • Um canto na sala de estar não tinha muita função. Djanira fez um canto alemão, com aquário plantado embutido na marcenaria e agora o ambiente ganhou multifunções: é home office, espaço de estudos ou dá apoio à sala de jantar em dias de casa cheia.
Outro cantinho se transformou, com canto alemão e mesa para as refeições do dia a dia - O Projeto em Imagens/Divulgação - O Projeto em Imagens/Divulgação
Outro cantinho se transformou, com canto alemão e mesa para as refeições do dia a dia
Imagem: O Projeto em Imagens/Divulgação