Topo

Gatos e obras de arte são estrelas deste apê: tudo foi feito pensando neles

Diversas soluções escolhidas para a decoração do apartamento foram pensadas em razão dos gatos do casal de proprietários - Evelyn Muller/Divulgação
Diversas soluções escolhidas para a decoração do apartamento foram pensadas em razão dos gatos do casal de proprietários
Imagem: Evelyn Muller/Divulgação

Carol Scolforo

Colaboração Nossa

22/08/2023 04h00

O sonho de um lar maior, espaçoso e acolhedor para os médicos Samantha e Márcio se materializou quando chegaram a este apartamento de 115 m² em Moema.

O bairro arborizado de São Paulo que une a proximidade do trabalho aos momentos de lazer e exercícios no Parque Ibirapuera sintoniza com tudo o que tem dentro dele: um visual claro, jovem e cheio de verde.

Recebido no contrapiso, o apê demandou uma reforma a fim de concentrar as ideias que o casal havia pensado por anos.

Coube à arquiteta Si Saccab orquestrar tudo: as obras de arte que eles colecionavam, o jardim vertical na sala e espaço para os três gatos correrem livres como você vê.

O jardim foi muito desejado por nós para trazer verde para dentro de casa, principalmente após a pandemia"

A sala ganhou um jardim vertical - Evelyn Muller/Divulgação - Evelyn Muller/Divulgação
A sala ganhou um jardim vertical
Imagem: Evelyn Muller/Divulgação
5 - A varanda se integrou à sala - Evelyn Muller/Divulgação - Evelyn Muller/Divulgação
A varanda se integrou à sala
Imagem: Evelyn Muller/Divulgação

Na sala eles assistem filmes e séries, se orgulham das obras de arte que compõem a parede e recebem amigos na varanda que se integrou e tomou ares de sala de jantar. "O quarto, sem televisão, foi pensado para ser um refúgio de calma e relaxamento", conta Samantha, que lê na poltrona da varanda.

A sala de estar tem obras de arte em clima jovem na parede - Evelyn Muller/Divulgação - Evelyn Muller/Divulgação
A sala de estar tem obras de arte em clima jovem na parede
Imagem: Evelyn Muller/Divulgação

Apê gatificado

Pensando nos felinos, Si aponta as soluções: "Os tecidos foram cuidadosamente escolhidos para que eles não consigam arranhar e puxar os fios. As plantas, selecionadas em razão deles com a paisagista. O piso de porcelanato na área social facilita a limpeza e o Corian na cozinha é extremamente higiênico", enumera.

Uma pequena sacada ganhou poltrona de leitura - Evelyn Muller/Divulgação - Evelyn Muller/Divulgação
Uma pequena sacada ganhou poltrona de leitura
Imagem: Evelyn Muller/Divulgação
Samantha, moradora, na sala da casa - Evelyn Muller/Divulgação - Evelyn Muller/Divulgação
Samantha, moradora, na sala da casa
Imagem: Evelyn Muller/Divulgação

Na paleta de cores, neutros e cinzas encontram vida no amarelo e no verde das plantas. Os quadros acendem essa mistura, um deles feito especialmente para o apartamento, ao que Samantha se apaixonou pelo trabalho da artista Heloisa Crocco.

No home office, as pranchas e skates ficam lado a lado com a mesa de trabalho, em clima divertido, com cor. Todos os desejos entraram em cena, nenhum ficou de lado - o melhor dos mundos para quem pede ajuda profissional.

A lareira divide sala e cozinha - Evelyn Muller/Divulgação - Evelyn Muller/Divulgação
A lareira divide sala e cozinha
Imagem: Evelyn Muller/Divulgação

Destaques do apê de Samantha e Márcio

  • O jardim vertical é um elemento que funciona como arte, trazendo cor também à paleta neutra do apartamento. Mas preste atenção se for fazer algo assim em casa: é preciso escolher plantas que resistam bem só com luz indireta.
  • Na parede, quadros e pratos convivem bem, sem exatamente combinar nos tamanhos, mas seguindo um padrão de tonalidades e cabendo em uma área retangular delimitada.
A varanda tem conexão ao estar por meio do sofá, que atende à mesa de jantar - Evelyn Muller/Divulgação - Evelyn Muller/Divulgação
A varanda tem conexão ao estar por meio do sofá, que atende à mesa de jantar
Imagem: Evelyn Muller/Divulgação
  • Gosta de ler? Crie um lugar para isso em um ambiente que provavelmente teria menos acesso, como Samantha fez na sacada do quarto. Vale a pena contemplar os hobbies e batalhar para abrir espaço para isso em casa.
  • Quem tem gato sabe, e quem pretende ter, que se atente: é preciso preparar a casa com tecidos e estofados que os estimulem menos a arranhar, e superfícies que sejam práticas de limpar, ou que não deixem os pelos no piso aparecerem demais.
Em outro quarto, office e o lazer, com prancha e skate na parede - Evelyn Muller/Divulgação - Evelyn Muller/Divulgação
Em outro quarto, office e o lazer, com prancha e skate na parede
Imagem: Evelyn Muller/Divulgação