Topo

ANÁLISE

Mauro: Tiago Nunes terá que montar um Grêmio competitivo para o Brasileiro

Do UOL, em São Paulo

28/04/2021 04h00

O técnico Tiago Nunes estreou no comando do Grêmio vencendo o Ypiranga pelo Campeonato Gaúcho, em uma semana na qual o clube reencontra o Lanús pela Copa Sul-Americana, com o treinador tendo a missão de organizar a equipe que encerrou recentemente um longo trabalho com Renato Portaluppi, que também tinha a seu favor o histórico de ídolo também como jogador.

No podcast Posse de Bola #120, Mauro Cezar Pereira comenta os desafios que Tiago Nunes terá no Grêmio para a montagem de um time competitivo para apagar a imagem ruim deixada por seu último trabalho, quando não conseguiu permanecer no Corinthians devido aos resultados e também pela relação difícil com os jogadores depois de ter implantado uma cartilha.

"O Tiago Nunes estreou, mas agora ele vai ter aí um trabalho um pouco diferente, o Grêmio está fora da Libertadores, vai ter que montar um time para ser competitivo no Campeonato Brasileiro, lógico, defender lá o título gaúcho é muito importante para dar a ele tranquilidade e é um técnico que chega ao clube cercado de uma certa expectativa e até desconfiança, porque o trabalho dele no Corinthians foi fraco, foi um trabalho ruim e muito decepcionante", diz Mauro Cezar.

"É um começo de trabalho, uma nova oportunidade para um técnico que apareceu muito bem, mas que quando deu um passo para um clube maior no caso do Athletico-PR para o Corinthians, ele não conseguiu se sair bem, acho até que não só pela questão do jogo do Corinthians em si, até pela relação com o elenco e tudo, muito complicado, muito conturbado. Vejamos se ele adquiriu agora maior vivência para lidar com o elenco do Grêmio e conseguir ter os jogadores ao seu lado e fazer o Grêmio voltar a ser competitivo, lembrando, o Grêmio está na Sul-Americana também", completa.

Mauro destaca que Tiago Nunes não encontrará a mesma blindagem que Renato teve no Grêmio durante os mais de quatro anos de seu trabalho e espera pela definição de como será a forma de jogar com o novo treinador em comparação ao antecessor.

"No Grêmio ele encontra um time com um bom elenco, em um momento ruim, e para substituir o Renato, que é sempre muito complicado, claro que sem os poderes do Renato, o Renato não tem poderes, o Renato tem superpoderes. Obviamente vai ser diferente, vai ser um técnico normal", afirma o jornalista.

"É só um começo e com o tempo a gente vai poder ver o que o Tiago Nunes vai fazer no Grêmio, que tipo de jogo se propõe a fazer, se vai ser aquele jogo mais de velocidade e contragolpe que o Renato vinha adotando, se vai ser o time mais da posse de bola como o Renato trabalhava o time do Grêmio nas primeiras temporadas, que foram até as de maior sucesso, com dois títulos importantes", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.