Topo

Mauro Cezar: Seleções fazem um mal ao futebol, todo mês tem jogo de seleção

Do UOL, em São Paulo

01/11/2020 04h00

Com os clubes brasileiros e estrangeiros perdendo jogadores para as seleções, sendo que no Brasil há jogos das competições nacionais mesmo durante as Data Fifa, times com o Flamengo ficaram desfalcado de atletas que retornaram lesionados, assim como no caso do Corinthians, com Mantuan, que sofreu uma lesão em jogo-treino da seleção sub-20 e ficará oito meses fora dos gramados.

No podcast Posse de Bola #69, Mauro Cezar Pereira reclama das seleções devido ao excesso de jogos e afirma que elas são hoje prejudiciais ao futebol. E que no caso do Brasil, nem mesmo como vitrine para a venda de jogadores a seleção brasileira tem servido.

"O Flamengo, por exemplo, virou hospital das federações e confederações, porque está lá curando o Arrascaeta para atender o senhor [Oscar] Tabarez e curando o Rodrigo Caio para atender o senhor Tite. E os caras não jogam pelo Flamengo. Mas quem paga o salário? Isso vale para todos os clubes. E o Corinthians que estava usando o Mantuan agora, o garoto que poderia ajudar, não vai contar com ele porque estava jogando amistoso sub-20. Agora ninguém fala nada", diz Mauro Cezar.

"Não é nem questão de opinião, é questão de lógica. A gente quer ou não quer o bem do futebol? A seleção faz um mal ao futebol, a seleção brasileira e as outras fazem mal, é jogo demais. E até os europeus são bananas, agora inventaram essa Liga das Nações que é uma mala também, é jogo de seleção toda hora, aí você para uma Premier League para ficar jogando Liga das Nações? Faça-me um favor", completa.

Na opinião do jornalista, os clubes deveriam agir em relação à perda de jogadores e o excesso de jogos das seleções, mas tanto no Brasil quanto na Europa acabam aceitando as condições das federações e cedem seus jogadores podendo ficar com eles machucados na volta.

"Todo mês tem jogo de seleção. Não é possível que ninguém veja isso, que ninguém faça nada, que ninguém reaja, dê um soco na mesa. Alguma coisa tem que ser feita, esses caras vão matar o futebol e estão sugando, só sugam", critica Mauro Cezar.

"Vê se alguma federação quer formar elenco, pagar jogador, pagar multa rescisória, luvas, comissão do empresário e salário alto todo mês? Claro que não quer, é muito cômodo, as federações são as cafetinas do futebol, é assim que funciona, as do mundo inteiro, não é só aqui do Brasil não", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.