Topo

Jogos de Tóquio 2020 testam medidas de segurança e prevenção ao coronavírus

Teste das medidas de segurança dos organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 - REUTERS/Issei Kato
Teste das medidas de segurança dos organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 Imagem: REUTERS/Issei Kato

21/10/2020 13h31

Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 iniciaram nesta semana fase de teste das medidas de segurança planejadas para conter a propagação do novo coronavírus, como o uso de adesivos sensíveis ao calor, que serão adicionadas aos controles de rotina.

Tóquio 2020 ensaia desde ontem dezenas de cenários para as áreas de acesso e trânsito de espectadores e funcionários. Os testes foram abertos à imprensa hoje, último dia de avaliações.

A funcionalidade de dispositivos como detectores de metal, scanners, câmeras térmicas e termômetros infravermelhos para medir a temperatura à distância foram examinados, e os participantes foram incentivados a manter uma distância segura.

"Queremos testar várias medidas contra a pandemia. Mostrar como estamos trabalhando para garantir a segurança durante os Jogos", disse o diretor executivo da divisão de segurança do Tóquio 2020, Tsuyoshi Iwashita.

Vestidos com máscaras e protetores faciais transparentes (que podem cobrir todo o rosto ou do queixo ao nariz), os seguranças dos controles receberam, em várias rodadas, 20 voluntários da organização que simulavam o público.

Os "espectadores" foram submetidos a medições de temperatura com termômetros infravermelhos ou com um adesivo termossensível colado no pulso que fica vermelho se a temperatura da superfície ultrapassar 37 graus, um sinal de febre, que é um dos sintomas mais comuns da covid-19.

Depois de passar pelas já rotineiras verificações de bagagem e detectores de metal, a equipe de segurança pediu aos participantes que tomassem um gole de sua bebida, caso houvesse alguma.

Tóquio 2020 planeja permitir que os espectadores levem uma garrafa de sua própria bebida para os estádios, mas exigirá que seu conteúdo seja testado com antecedência para verificar se não são substâncias nocivas.

Para a equipe de voluntários e funcionários dos Jogos, a organização avalia o uso de câmeras térmicas para medir a temperatura na chegada e tecnologia de reconhecimento facial.

Os testes desta semana também tiveram como objetivo coletar dados, como o tempo necessário para o controle por visualizador, que será estudado a partir de agora para otimizar as medidas a serem adotadas.

"Haverá muito mais gente nos Jogos e isso acontecerá em uma temporada muito mais quente. Nós também temos que pensar sobre isso", disse Kozue Tanno, um dos seguranças responsáveis.

Iwashita lembrou que Tóquio 2020 "ainda não decidiu sobre as medidas que finalmente serão adotadas" e, quando questionado sobre os procedimentos de desinfecção que serão estabelecidos para os controles, disse que "eles ainda estão sob consideração".

Em relação ao protocolo da organização antes da descoberta de um surto de infecção da covid entre funcionários e voluntários durante os Jogos, o chefe da divisão de segurança destacou que tal cenário está a ser estudado em conjunto com as autoridades da capital, com quem se reúnem periodicamente.