Topo

MMA


Dana se rende a Charles 'Do Bronx' e minimiza perda de cinturão: 'É o cara'

Charles "Do Bronx" finalizando Justin Gaethje no chão - Divulgação/UFC
Charles 'Do Bronx' finalizando Justin Gaethje no chão Imagem: Divulgação/UFC

Ag. Fight

09/05/2022 07h00

Após a brilhante vitória de Charles 'Do Bronx' sobre Justin Gaethje, no main event do UFC 274, realizado no último sábado (7), Dana White optou por minimizar a polêmica falha na balança do brasileiro na pesagem oficial do evento, que o levou a perder o cinturão peso-leve (70 kg) da organização, e se rendeu ao grande momento vivido pelo atleta da 'Chute Boxe Diego Lima' dentro do octógono, onde chegou ao 11º triunfo consecutivo.

De fato, o presidente do UFC tende a ser bastante crítico em situações como essas, mas neste caso - até mesmo por toda a controvérsia envolvendo a falha do brasileiro na balança - adotou um discurso mais brando na coletiva de imprensa pós-show. Apesar dos elogios a 'Do Bronx' e de, basicamente, tratá-lo como o legítimo campeão, Dana deixou claro que não pretende abrir uma exceção à regra e que o cinturão peso-leve encontra-se realmente sem dono no momento.

"Foi o que eu esperava, o que você esperava e o que todo mundo esperava. Dois caras maus indo para cima um do outro. Oliveira provou essa noite que ele é o melhor. Ele realmente é (o melhor). (...) Ele é o cara. Ele não bateu o peso, nós temos regras. Ele não bateu o peso e o cinturão está vago. Mas eu tenho certeza que, na mente da mídia e dos fãs, Oliveira é o campeão. Mas, tecnicamente, ele é o desafiante número um agora. Ele é o cara", declarou Dana White.

Na pesagem oficial do UFC 274, realizada na sexta-feira (6), Charles 'Do Bronx' não conseguiu bater o peso exigido pela categoria dos leves em disputa de título, ficando cerca de 220 gramas acima do limite. Com isso, o brasileiro se tornou o primeiro campeão do Ultimate a ser destituído por falhar na balança.

Porém, relatos de sua equipe e de outros profissionais envolvidos no evento revelaram que houve um problema na balança disponibilizada pela organização para os lutadores aferirem suas marcas no hotel em que estavam hospedados, o que teria influenciado negativamente no corte de peso do então campeão peso-leve. Mesmo abalado pela situação, 'Do Bronx' conseguiu se recompor a tempo para, no sábado, subir no octógono do UFC 274 e vencer Justin Gaethje por finalização, garantindo uma vaga na próxima disputa de título da categoria, na qual tentará recuperar sua cinta.