Topo

Globo terá estúdio virtual para transmissões ao vivo da Olimpíada de Tóquio

para as Olimpíadas, Globo montará estúdio similar ao da Copa de 2018, na Rússia - Reprodução/TV Globo
para as Olimpíadas, Globo montará estúdio similar ao da Copa de 2018, na Rússia Imagem: Reprodução/TV Globo

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

29/04/2021 04h00

Com a pandemia causada pelo coronavírus, o Grupo Globo precisou remodelar a estrutura de transmissão dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A equipe que iria ao Japão em 2020 foi reduzida em cerca de 50% e muitas produções serão feitas em terras brasileiras. Uma delas será um estúdio virtual, com a equipe no Brasil interagindo com o cenário no Japão.

Inspirado na "Caixa Mágica" da Rússia, o estúdio terá a perspectiva de 270º e será alimentado por imagens ao vivo de Tóquio. Da estrutura montada nos Estúdios Globo, o antigo Projac, serão feitas algumas transmissões ao vivo e um programa olímpico diário no SporTV, comandado por Marcelo Barreto e pelo técnico de vôlei Bernardinho.

"Tivemos que nos reestruturar e temos um novo desenho para enfrentar tudo. Tóquio 2020 será extremamente simbólico, onde estaremos falando sobre o reencontro das nações. Estamos preparando algo muito legal. Vamos fazer as transmissões daqui e trouxemos tudo o que podíamos para cá, a fim de gerar segurança para nossas equipes", explicou ontem Joana Thimoteo, diretora de Eventos Esportivos da Globo, em evento voltado para o mercado.

A "Caixa Mágica" da Rússia foi um estúdio com paredes de vidro, montado na Praça Vermelha, ao lado do Kremlin, em Moscou. A tecnologia de realidade ampliada foi utilizada para multiplicar o espaço e gerar um panorama de 180 graus da paisagem do cartão postal.

A Olimpíada de Tóquio será realizada de 23 de julho a 8 de agosto. Detentora dos direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a Rede Globo enviará 50 profissionais ao Japão, metade do que havia programado.