Topo

Jornalistas esportivos se solidarizam a boicote de atletas na NBA

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/08/2020 20h17

Após o boicote dos atletas da NBA aos jogos de hoje como um protesto direcionado à violência policial contra negros nos Estados Unidos — e o cancelamento dos jogos —, vários jornalistas esportivos brasileiros usaram suas redes sociais para apoiar os jogadores.

Felipe Andreoli, apresentador do "Globo Esporte SP", ressaltou o poder dos atletas de fazer história sem tocar na bola e disse que o momento merece toda a reverência.

"Sim, os atletas, os astros do esporte podem fazer história sem chutar ou arremessar uma bola. A NBA, que já chegou a ser questionada e diminuída por ser "negra demais", agora paralisa suas ações — por atitude dos jogadores — para lutar contra o racismo. Um momento histórico e que merece toda reverência", escreveu Felipe Andreoli.

O apresentador do Seleção SporTV, André Rizek, destacou que o esporte não está isolado da sociedade e que pode ser um elemento transformador.

"Dia histórico. Esporte não acontece em uma redoma de vidro, isolada e alienada dos acontecimentos políticos e sociais do planeta — como muitos gostariam. Pode ser elemento transformador da sociedade. Um salve a estes grandes cidadãos que jogam basquete", publicou André Rizek em seu Twitter.

O repórter José Renato Ambrósio, do Grupo Globo, escreveu, também em seu Twitter, que posicionamentos de grandes personagens levam as pessoas a aprender, refletir e crescer.

"Esporte é reflexo da sociedade e quando os grandes personagens se posicionam, a gente aprende, reflete e cresce. Dia histórico na NBA com jogadores, treinadores e funcionários furando a bolha por dentro", escreveu o repórter.