Topo

Por que a Band não está exibindo os playoffs da NBA em TV aberta

Kristaps Porzingis em ação durante vitória do Dallas Mavericks sobre o Los Angeles Clippers nos playoffs da NBA - Joe Murphy/NBAE via Getty Images
Kristaps Porzingis em ação durante vitória do Dallas Mavericks sobre o Los Angeles Clippers nos playoffs da NBA Imagem: Joe Murphy/NBAE via Getty Images

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

25/08/2020 04h00

Única emissora de TV aberta do Brasil que mostrou jogos da temporada regular da NBA ao vivo na temporada 2019/2020, a Band não tem exibido duelos dos playoffs. Como o canal tinha transmissões semanais da liga profissional americana de basquete, alguns fãs da modalidade manifestaram estranheza nas redes sociais. A interrupção tem a ver com limites estabelecidos em contrato.

Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, o contrato de transmissão da temporada 2019/2020 da NBA com a Band prevê a exibição de um total de 48 jogos, distribuídos entre a temporada regular e as finais da liga. Deste modo, as outras fases dos playoffs ficam restritas às exibições de ESPN e SporTV na televisão brasileira.

Procurada pela reportagem do UOL Esporte, a Band confirmou que o contrato só prevê jogos da temporada regular e das finais. A emissora paulista, inclusive, afirma que vai exibir o primeiro jogo da decisão, previsto para acontecer em 30 de setembro, às 22h (de Brasília).

O contrato entre Band e NBA marcou o retorno da liga às transmissões ao vivo em TV aberta brasileira depois de 15 anos. A última exibidora havia sido a RedeTV!, em 2004. Em 2017, a Globo passou na madrugada um compacto de 15 minutos de uma partida da final entre Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers, vencida pela franquia da Califórnia.

A NBA até tentou ter uma final exibida pela Globo, mas os horários de jogos, que confrontam com com a linha de shows e com novelas da emissora, pesaram contra. No fim do ano passado, procurando uma opção, a liga viu a Band entrar no radar.

Após a exibição com sucesso das finais da temporada 2018/2019, quando a Band chegou a marcar 3 pontos de média no Ibope da Grande São Paulo, a emissora fechou contrato de uma temporada com a liga.