PUBLICIDADE
Topo

Band se acerta com Fórmula Indy e terá temporada 2020 a partir de sábado

Pietro Fittipaldi durante treino do GP de Phoenix na Fórmula Indy em 2018; campeonato está de volta à Band - Christian Petersen/STF
Pietro Fittipaldi durante treino do GP de Phoenix na Fórmula Indy em 2018; campeonato está de volta à Band Imagem: Christian Petersen/STF

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

04/06/2020 11h21Atualizada em 05/06/2020 14h40

Depois de alguns meses de negociação, Band e Fórmula Indy acertaram hoje (4) um contrato de transmissão do campeonato de automobilismo para TV aberta e TV por assinatura em 2020. A informação, apurada pelo UOL Esporte, foi confirmada pelo Grupo Bandeirantes.

A reportagem apurou que o BandSports fará todas as 14 corridas da temporada, com exclusividade na TV por assinatura, já a partir deste fim de semana, quando a o campeonato será inaugurado com a etapa do Texas.

Também está confirmado que a Band vai exibir ao vivo uma corrida clássica. Trata-se das 500 Milhas de Indianápolis, a mais chamativa da categoria. Todas as outras provas ficarão restritas para quem é assinante do canal esportivo.

Pesou a favor da Band para o acordo a questão da pandemia do novo coronavírus. Negociando desde o início do ano, a emissora paulista conseguiu pagar um valor bem menor do que foi pedido pela Indy no ano passado, e que fez a empresa chegar a desistir de transmitir as corridas.

A Indy levou em consideração a boa relação que tem com a Band no Brasil. Seria a primeira vez desde os anos 1980 que a categoria ficaria sem transmissão na televisão brasileira. O DAZN, plataforma de streaming, também exibirá a categoria a partir deste fim de semana, com Hélio Castroneves como comentarista.

Em 2019, a Fórmula Indy não teve uma grande audiência na TV aberta. Muitas corridas foram transmitidas por VT. Com exceção das 500 Milhas de Indianápolis, nenhuma corrida ultrapassou a marca de 1.5 ponto de audiência na Grande São Paulo, índice considerado ruim para os padrões da Band.

A parceria entre a Band e a Indy vem de longa data. Na época que Luciano do Valle colocava em prática o plano do "canal do Esporte", a empresa trouxe a categoria para o Brasil no fim da década de 1980. O campeonato chegou a passar pela Manchete e pelo SBT, mas retornou posteriormente à emissora paulista.

A Indy chegou a ser alvo de grande investimento da Band. Por alguns anos, o canal chegou a organizar uma etapa brasileira da categoria em São Paulo, chamada de "São Paulo Indy 300". A última corrida organizada em um autódromo nacional seria em Brasília, em 2015, mas a prova foi cancelada.

Siga o UOL Esporte no
Errata: o texto foi atualizado
Diferentemente do mencionado no último parágrafo, a etapa da categoria realizada em São Paulo era conhecida como 'São Paulo Indy 300', e não 'São Paulo Indy 500'.

UOL Esporte vê TV