PUBLICIDADE
Topo

Premiê japonês propõe adiar Olimpíadas em um ano, diz emissora

O primeiro-ministro Shinzo Abe - Charly Triballeau/AFP
O primeiro-ministro Shinzo Abe Imagem: Charly Triballeau/AFP

Do UOL, em São Paulo

24/03/2020 08h28

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, decidiu propor um adiamento de cerca de um ano nas Olimpíadas levando em consideração o período de preparação dos atletas por causa da pandemia do novo coronavírus. As informações são da emissora japonesa NHK.

Abe conversou com o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, por telefone hoje por volta das 20h (horário local). Na reunião, ele expressou seu apreço pelo fato de a decisão do COI estar de acordo com a política do Japão de realizar os Jogos na íntegra.

Segundo a emissora, ele então proporá ao COI um adiamento de cerca de um ano e solicitará que as decisões sejam tomadas o mais rápido possível, incluindo o cronograma de adiamento.

Ontem, Dick Pound, membro do COI, já havia dito que os Jogos serão adiados por causa da pandemia. Segundo reportagem do USA Today, o evento previsto para 24 de julho a 9 agosto provavelmente será realizado em 2021, e os detalhes serão acertados nas próximas quatro semanas.

As Olimpíadas nunca foram adiadas ou canceladas em tempos de paz.

Após o anúncio do COI, Austrália e Canadá, importantes nações esportivas, anunciaram que não irão aos Jogos de Tóquio se eles não forem adiados devido à crise do coronavírus, que já infectou mais de 300 mil pessoas e matou mais de 14 mil.

* Com Reuters

Olimpíadas