Topo

Revezamento da tocha olímpica é suspenso na Grécia por causa do coronavírus

Medida foi anunciada depois de uma aglomeração de pessoas na cidade de Esparta - Alkis Konstantinidis/Reuters
Medida foi anunciada depois de uma aglomeração de pessoas na cidade de Esparta Imagem: Alkis Konstantinidis/Reuters

Do UOL, em São Paulo*

13/03/2020 10h27

O Comitê Olímpico da Grécia anunciou a suspensão do revezamento da tocha olímpica no país como medida de segurança para a saúde pública, considerando a pandemia de coronavírus. A decisão foi tomada após reunião entre o Ministério da Saúde grego e o COI (Comitê Olímpico Internacional), segundo o comunicado oficial.

A previsão era de sete dias de travessia da chama pela Grécia. O primeiro dia de revezamento, na cidade de Esparta, teve a participação do ator Gerard Butler — que interpretou o rei espartano Leônidas no filme "300". Em seguida, houve a interrupção. "Depois de multidões inesperadamente grandes na cerimônia olímpica espartana e apesar das repetidas recomendações ao público para não se concentrar, tomamos a decisão difícil, mas categórica de interromper a travessia da tocha em solo grego", afirma o comunicado.

A entidade informou, ainda, que a entrega da chama olímpica ao Comitê Organizador de Tóquio acontecerá normalmente na próxima quinta-feira (18). Porém, sem a presença de público no Estádio Panatenaico, em Atenas.

Ontem, a tocha olímpica foi acesa sem a presença de público em Olímpia, onde aconteciam os Jogos Olímpicos da Antiguidade. A restrição para a presença de pessoas aconteceu devido à pandemia, que já infectou cerca de 117 pessoas e levou a morte de uma, ontem, em território grego.

*Com informações da Reuters