Topo

Covid-19: Membro do Comitê de Tóquio 2020 diz que Olimpíada pode ser adiada

Anéis Olímpicos em Tóquio - Alessandro Di Ciommo/NurPhoto via Getty Images
Anéis Olímpicos em Tóquio Imagem: Alessandro Di Ciommo/NurPhoto via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/03/2020 15h56

Se a próxima Olimpíada não acontecer em Tóquio, no Japão, em julho, devido ao coronavírus, a solução mais provável seria adiar o evento esportivo em um ou dois anos. Essa foi a informação dada pelo membro executivo do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Haruyuki Takahashi, em entrevista ao Wall Street Journal.

Ainda de acordo com o executivo, o Comitê não finalizou as discussões a respeito do impacto da epidemia global nos Jogos Olímpicos. Para isso, deve ser realizada ainda em março uma reunião para estudar como a mudança de data afetaria na realização de outros eventos esportivos.

Um atraso de menos de um ano, porém, seria problemático porque assim os Jogos poderiam coincidir com a agenda do futebol europeu, além do beisebol e do futebol americano nos Estados Unidos.

Na última semana, Seiko Hashimoto, ministra da Olimpíada do Japão, indicou que os Jogos acontecerão apesar do surto de coronavírus. O Comitê Olímpico Internacional (COI) também afirmou diversas vezes que o evento não será cancelado.

O vírus já infectou mais de 100 mil pessoas em todo o mundo, e mais de 3 mil mortes foram tiveram como causa a covid-19.