Topo

Nadal 'se contradiz', mostra força e arrasa Youzhny em estreia na Austrália

Do UOL, em São Paulo

19/01/2015 03h37

Em entrevista antes do início do Aberto da Austrália, Rafael Nadal disse estar longe de suas melhores condições e afirmou que não se via em condições de vencer o torneio. Não foi o que se viu nesta segunda-feira (19). O espanhol mostrou força na estreia e atropelou o russo Mikhail Youzhny por 3 sets a 0, com parciais de 6-3, 6-2 e 6-2.

O temor de Nadal é sua falta de ritmo para o Aberto da Austrália. O ex-número 1 do mundo passou boa parte do semestre passado afastado por problemas de saúde e esperava ganhar maior tempo de quadra no torneio que disputou antes do Grand Slam. Porém, caiu na primeira rodada do Torneio de Doha e chegou temeroso a Melbourne.

Diante do receio de Nadal, havia a expectativa de um confronto duro contra Youzhny, que já chegou a figurar no top 10 do ranking da ATP – atualmente ocupa a 49ª colocação. O que se viu, porém, foi um triunfo tranquilo do espanhol, que chegou a seu 12º triunfo sobre o russo em 16 confrontos.

Nadal precisou de 37 minutos para vencer o primeiro set. Quebrou o saque de Youzhny em duas oportunidades, no quinto e nono game, e fechou com facilidade a parcial por 6-3.

O domínio de Nadal foi ainda maior no segundo set. Logo de cara superou o serviço do russo e abriu 2-0 no placar. Ainda chegou a mais uma quebra no oitavo game, defendeu bem a única ameaça a seu saque na parcial e fez 6-2.

No terceiro set, Nadal chegou à quebra no sexto game e abriu 4-2. Sem ter seu serviço ameaçado, o espanhol manteve um desempenho sólido e ainda superou mais uma vez o serviço do rival no oitavo game para fechar a partida.

Nadal agora enfrenta na segunda rodada o norte-americano Tim Smyczek. Saído do qualifying, ele derrotou o australiano Luke Saville por 3 sets a 0.