Topo

Débora Menezes vence no parataekwondo e está na final em Tóquio

Débora Menezes vence semifinal nas Paralimpíadas de Tóquio - Wander Roberto /CPB
Débora Menezes vence semifinal nas Paralimpíadas de Tóquio Imagem: Wander Roberto /CPB

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/09/2021 06h59

Débora Menezes disputou a semifinal do parataekwondo na categoria +58kg e venceu a ucraniana Yuliya Lypetska com uma larga vantagem, por 55 a 10, um resultado que coloca a brasileira na final das Paralimpíadas de Tóquio e lhe assegura ao menos a medalha de prata.

A brasileira foi muito superior na luta. Logo no primeiro round, ela pontuou 25 vezes, enquanto Yuliya fez apenas dois. A diferença apenas aumentou, e ela saiu vitoriosa no segundo round por 30 a 3. Na terceira e última parcial, a atleta fez 10 a 5, finalizando a luta com o placar de 55 a 10.

Na estreia nas Paralimpíadas, pelas quartas de final, Débora havia superado a mexicana Daniela Andrea Martinez Mariscal por 24 a 12.

Campeã mundial em 2019, a brasileira irá disputar a final ainda neste sábado, às 9 horas (de Brasília), contra Guljonoy Naimova, do Uzbequistão.

O taekwondo, que faz a sua estreia no programa paralimpico, é disputado por atletas com amputação unilateral do cotovelo até a articulação da mão, dismelia unilateral, monoplegia, hemiplegia leve e diferença de tamanho nos membros inferiores. Débora nasceu com má-formação abaixo do cotovelo direito.

Antes da medalha de Débora, o Brasil já havia conquistado outras duas no parataekwondo em Tóquio: ouro com Nathan Torquato (categoria até 61kg) e bronze com Silvana Fernandes (58kg).