Topo

Giovane Vieira é prata na VL3 e fatura 3ª medalha da canoagem brasileira

Giovane Vieira conquista medalha de prata na canoagem paralímpica - Miriam Jeske/CPB
Giovane Vieira conquista medalha de prata na canoagem paralímpica Imagem: Miriam Jeske/CPB

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/09/2021 00h13

Giovane Vieira conquistou a terceira medalha da canoagem brasileira nas Paralimpíadas de Tóquio. Ele assegurou a prata no Va'a da classe VL3 (atletas que usam braços, tronco e pernas na remada) na madrugada deste sábado (no horário de Brasília).

Na raia 6, Giovane travou um duro embate com o britânico Stuart Wood, mas se distanciou nos metros finais para completar a prova na segunda colocação, com 52s148.

O britânico ficou com o bronze, com 52s760. O australiano Curtis McGrath foi o campeão da prova, com 50s537. A final ainda contou com o brasileiro Caio Ribeiro, que terminou na sétima colocação, com 53s246.

Giovane, de 23 anos, é natural de Apucarana (PR). Nesta edição dos Jogos, ele havia participado da disputa dos 200m do caiaque do KL3 e ficado apenas na 12ª colocação.

Pouco antes, Fernando Rufino foi ouro no Va' da classe VL2, e assegurou a 21ª medalha dourada do Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio. O outro pódio da canoagem no Japão foi com Luis Carlos Cardoso, prata nos 200m do caiaque da classe KL1 (para atletas que usam somente os braços na remada).

Os resultados da canoagem deixam o Brasil com 64 medalhas conquistadas nas Paralimpíadas, sendo 21 de ouro, 16 de prata e 27 de bronze.