Topo

MMA


Saiba onde assistir ao UFC Vegas 12: Uriah Hall x Anderson Silva

Anderson Silva fará sua última luta pela UFC; saiba onde e quando assistir - Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images
Anderson Silva fará sua última luta pela UFC; saiba onde e quando assistir Imagem: Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

30/10/2020 17h00

O ex-Campeão Peso Médio do UFC Anderson Silva anunciou que vai se aposentar após a luta contra Uriah Hall no UFC Vegas 12. O último confronto da carreira do "Spider" acontece amanhã (31), a partir das 20h (de Brasília) e terá transmissão do canal Combate, SporTV3 e online no Combate Play.

O lutador de 45 anos pontuou que essa será a sua última luta no UFC: "Eu amo lutar, eu adoro lutar, é o meu ar, mas eu acho que a minha história com o UFC acaba por aqui". Sobre possíveis lutas amistosas e apresentações no futuro, ele "deixou no ar" a possibilidade de acontecer.

Anderson contou que vem sendo treinado há um ano para encarar essa luta. "A Amanda me colocou no 'shape'", afirmou o lutador, e brincou: "Eu sofro bullyng dela a toda hora. Ela é muito mais forte do que eu e acabo sendo o sexo frágil nessa história toda".

Desde 1997 no MMA, com 34 vitórias, sendo 22 por nocaute, dez derrotas e um 'no contest' (luta sem resultado), o campeão Peso Médio do UFC de 2006 a 2013 mostrou estar bastante ciente de que o momento certo de parar é agora.

"Eu me questionava bastante em relação a isso, mas chegou o momento. Não existe mais uma complacência entre as relações e me sinto um pouco fora do game. Então, é a hora de rever os conceitos do que vale a pena manter e deixar de lado o que não vale", disse ele.

No card principal, outro brasileiro estará em ação amanhã. Thiago Moisés, que venceu quatro das suas últimas seis lutas, encara o americano Bobby Green pela divisão dos leves.

Card preliminar

  • Peso-galo: Miles Johns x Kevin Natividad
  • Peso-meio-pesado: Dustin Jacoby x Justin Ledet
  • Peso-meio-médio: Cole Williams x Jason Witt
  • Peso-médio: Sean Strickland x Jack Marshman
  • Peso-galo: Adrian Yanez x Victor Rodriguez
  • Peso-leve: Chris Gruetzemacher x Alexander Hernandez

O card principal tem a narração de Rhoodes Lima e comentários de Luciano Andrade. O SporTV3 e o Combate.com também exibem as duas primeiras lutas do principal.

UFC Vegas 12: Hall x Silva

Local: UFC Apex, em Las Vegas (Estados Unidos)
Data e horário: Sábado (31/10), a partir das 20h (de Brasília)
Onde assistir: Canal Combate, SporTV3 e online no Combate Play

Doping

Os dois episódios de doping da carreira de Anderson, em 2015 e 2018, também foram abordados durante o programa e o lutador se defendeu.

"Quando você toma qualquer tipo de suplemento, qualquer tipo de substância que você não sabe o que é, a responsabilidade é sua. Então, houve a minha responsabilidade, sim. No entanto, o que aconteceu é que eu tinha tomado uma coisa e estavam me acusando de outras".

Segundo relatou, na primeira vez ele ingeriu um estimulante sexual. "Quando foi feito toda a investigação, foi constatado que eu não tinha feito nenhum uso de nenhum tipo de anabolizantes". Ele ainda brincou com a situação: "Na época, meus amigos me alopravam falando que eu tinha saído de 'bombado para broxa'".

Já na segunda, Anderson contou que estava tomando remédio manipulado e somente depois de o punirem, e checarem os fatos, é que viram que o suplemento estava contaminado. "Fui absolvido, mas o estrago na carreira já estava feito", lamentou.

Maior de todos?

Considerado por grande parte da comunidade das lutas como um dos maiores lutadores de todos os tempos, Anderson Silva finalizou o papo tendo que responder, sem falsa modéstia, se é o maior de todos.

"Olha, Bial, acho que eu cheguei ali. Estou perto dos melhores que estão nesse game, dos que foram referências para mim e que fizeram história no UFC", concluiu.

O "Conversa com o Bial" vai ao ar de segunda à sexta-feira após o Jornal da Globo.

Confira a prévia da luta: