Copa: Goleira tem perda auditiva e inspira atletas do futebol de surdos

Mackenzie Arnold, goleira heroína da Austrália na Copa do Mundo feminina, colocou em pauta sua jornada no futebol como uma atleta que perdeu parte da audição.

O que aconteceu

Arnold passou a inspirar outros atletas que enfrentam a mesma situação nos esportes. A australiana se tornou uma referência para a comunidade surda e com deficiência auditiva.

Desde o início do ano, a goleira de 29 anos falou abertamente sobre o assunto em suas redes sociais, trazendo maior visibilidade à comunidade.

Destaque nesta Copa, Arnold também revelou, recentemente, que está se adaptando aos seus primeiros aparelhos auditivos.

Porém, Arnold não utiliza o equipamento durante os jogos, somente fora dos gramados. Ela explica que o item contribuiu em sua vida pessoal.

Breanna Doncovski, integrante da equipe australiana de futebol surdo feminino, agradeceu pelo encorajamento e pela visibilidade que Arnold vem trazendo para a comunidade.

"Um esporte em equipe é definitivamente o meu forte. E a minha equipe é um grupo incrível de garotas. Não acredito que as encontrei. Finalmente encontrei minha comunidade surda. [A declaração de Arnold] pode virar o jogo para nós e tornar tudo possível", disse Doncovski.

A equipe australiana de futebol surdo feminino, no entanto, não pôde participar da Copa Mundial de Futebol para Surdos deste ano devido à falta de recursos — prejudicando atletas como Doncovski.

Chris Golding, do Deaf Football Australia (órgão máximo do futebol para surdos e pessoas com deficiência auditiva na Austrália), explicou que foi uma decisão difícil ter que tirar o time australiano da competição, que começa em 20 de setembro, na Malásia.

Continua após a publicidade

No entanto, o dirigente se mostrou contente com o progresso das Matildas neste Mundial e que espera que o sucesso de Arnold dê mais incentivo ao futebol de surdos.

"Nosso esforço de arrecadação de fundos não foi rápido o suficiente para apoiar as meninas. Mas fiquei superempolgado em vê-las jogar, principalmente este ano com as Matildas indo tão bem", pontuou Golding.

Deixe seu comentário

Só para assinantes