Copa 2023: Primeiro-ministro da Austrália apoia feriado em caso de título

O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, diz que poderá ser criado um feriado no país caso as Matildas conquistem a Copa do Mundo feminina.

O que aconteceu

Albanese argumenta que os australianos devem ser recompensados em caso de título de um dos países-sede da atual edição do Mundial — a Nova Zelândia também recebe o torneio.

"Independentemente do que aconteça, o que precisamos fazer é celebrar adequadamente as Matildas e suas conquistas", disse Albanese à ABC Sydney.

"Se a Austrália vencer a semifinal e a final da Copa do Mundo, então, sim, vamos buscar um feriado público. Não apenas para comemorar a vitória, mas também para ter uma grande celebração cívica e permitir que as Matildas comemorem com o povo de Sydney", acrescentou.

Mesmo em caso de haver um feriado, Chris Minns, primeiro-ministro de Nova Gales do Sul (Estado ao leste da Austrália), alerta que o evento seria marcado para datas futuras e não exatamente no dia seguinte à possível conquista.

"Seria dentro de uma semana, não no dia seguinte, até porque a decisão da Copa do Mundo será no domingo. Você tem que escrever no Diário oficial, leva sete dias, há regras bastante rígidas para feriados", explicou.

Uma reunião acontecerá no final desta semana para determinar se o feriado nacional sairá do papel ou não. Líderes de todas as esferas políticas se juntarão para que tenha um consenso geral.

Apesar do aval de Albanese, nem todos os políticos concordam com a ideia.

É o caso de Barnaby Joyce, ex-vice-primeiro-ministro da Austrália, que indaga o motivo de se comemorar o sucesso de um time ou esporte e não outro.

Continua após a publicidade

"Acho que o título das Matildas é um bom motivo para um dia de folga. Mas olha, por que não tivemos um dia de folga depois que a Austrália venceu o Mundial de Netball? Eles se esforçaram tanto quanto qualquer outra pessoa. Se formos bem nas Olimpíadas, teremos um dia de folga depois disso?", questionou Joyce ao programa Seven's Sunrise.

Membro da Câmara dos Representantes da Austrália, David Littleproud também enfatiza que é preciso tomar cuidado ao aplicar "folgas". Ele diz que nem todas as empresas conseguiriam arcar com a mudança.

"Só temos que ter muito cuidado com esses feriados porque, no final das contas, alguém paga — não é de graça. Alguém tem que pagar e, neste caso, são as pequenas empresas", explicou Littleproud à Sky News Australia.

De todo modo, a Austrália ainda precisa vencer mais duas partidas para levantar a taça desta Copa.

Na quarta-feira (16), às 7h (de Brasília), a Austrália joga a semifinal contra a Inglaterra. Caso avancem, as anfitriãs pegam a vencedora da outra semifinal, entre Espanha e Suécia, na grande final.

Deixe seu comentário

Só para assinantes