Copa 2023: França supera susto, goleia Panamá e avança em primeiro

Depois de sair perdendo logo no segundo minuto, a França se impôs e goleou o Panamá por 6 a 3 para garantir a vaga nas oitavas de final e a primeira colocação do Grupo F. O jogo foi no Allianz Stadium, em Sydney, na Austrália.

O que aconteceu

Diani foi o grande destaque da partida, com três gols; Lakrar, Le Garrec e Bècho também marcaram para as francesas, enquanto Marta Cox, Pinzón e Lineth Cedeño anotaram os tentos panamenhos.

Com o triunfo, as francesas chegaram a sete pontos no Grupo F, garantindo a vaga nas oitavas de final e a primeira colocação. Agora, a França enfrenta o segundo colocado do Grupo H, que será definido amanhã (3).

As panamenhas entraram em campo eliminadas e deixaram a Copa sem pontuar, na lanterna do grupo. A Jamaica, em segundo lugar, com cinco pontos, e o Brasil, em terceiro, com quatro, completaram a chave

Curiosidades

O gol de Marta Cox, marcado com menos de dois minutos de jogo, foi o mais rápido da Copa Feminina. Além disso, foi o primeiro tento de falta anotado no torneio.

Além de entrar nos arquivos da Copa, o gol de Cox está na história da seleção panamenha: foi o primeiro do Panamá em um Mundial.

Como foi o jogo

Susto inicial não abala francesas. O Panamá abriu o placar com um golaço a um minuto e meio de jogo. No entanto, a França, não se abalou e se impôs na partida mesmo com o placar adverso e várias reservas em campo (Renard, Le Sommer, Toletti e Karchaoui foram poupadas, por exemplo). Aos poucos, as chances criadas aumentaram e foram aproveitadas, com uma goleada construída antes do intervalo.

Continua após a publicidade

França desacelera e Panamá aproveita. Com o resultado praticamente definido, a França pisou no freio desde o início do segundo tempo. Leve, o Panamá cresceu em campo, e conseguiu chegar com perigo e marcar mais duas vezes. Mesmo sem forçar, a França também fez mais dois.

Gols

1 x 0: Com menos de dois minutos, Cox cobrou falta de longe direto para o gol e pegou muito bem na bola, que foi forte e com muita curva no ângulo.

1 x 1: Aos 19 minutos, depois de martelar, Mateo cruzou e Lakrar cabeceou. Salazar tentou afastar, mas atrapalhou Bailey e mandou para as redes panamenhas.

1 x 2: A virada! Aos 27 minutos, Bècho cruzou rasteiro e Diani completou de letra. Após Bailey defender, Diani ficou com a sobra e bateu forte para marcar.

1 x 3: Aos 37 minutos, Pinzón tocou com a mão dentro da área e a árbitra marcou pênalti. Diani bateu e marcou o terceiro, o segundo dela.

Continua após a publicidade

1 x 4: Aos 50, Le Garrec recebeu na esquerda, levou para o meio e cruzou fechado. A bola pingou na área e não bateu em ninguém, mas enganou a goleira Bailey, entrando direto.

1 x 5: Hat-trick! Aos 7 minutos do segundo tempo, Natis tocou com a mão na bola dentro da área. Novo pênalti para a França. Diani cobrou bem e fez o seu terceiro no jogo - o quinto da França.

2 x 5: Aos 15 minutos, Tanner foi derrubada por trás e a árbitra deu pênalti para o Panamá. Pinzón bateu forte para fazer o gol. A arbitragem mandou voltar, e a zagueira cobrou bem, firme mais uma vez, para diminuir a vantagem francesa.

3 x 5: Aos 41 minutos, após cobrança de escanteio, Cedeño tocou de cabeça e a bola bateu no travessão. No rebote, ela mesma completou para o gol.

3 x 6: Aos 54 minutos, Perisset foi lançada na direita e cruzou para Bècho. Ela se antecipou na primeira trave e completou para as redes.

FICHA TÉCNICA
Panamá 3 x 6 França

Competição: 3ª rodada do Grupo F da Copa do Mundo
Local: Allianz Stadium, em Sydney, na Austrália
Público: 40.498
Data e horário: 2 de agosto de 2023, às 7h (quarta-feira)
Árbitra: Laura Fortunato (ARG)
Cartões amarelos: Pinzón (PAN)
Gols: Marta Cox, aos 2', Lakrar, aos 19', Diani, aos 28' e 37', e Le Garrec, aos 50 minutos do primeiro tempo; Diani, aos 7', Pinzón, aos 18', Lineth Cedeño, aos 43', e Bècho, aos 54 minutos do segundo tempo.

Continua após a publicidade

Panamá: Bailey; Jaén, Natis (Espinosa), Pinzón e Baltrip-Reyes; Salazar (L. Cedeño), Cedeño (González), Montenegro (Hernández) e Cox; Quintero e Tanner (Mills). Técnica: Ignacio Quintana.

França: Peyraud-Magnin; Périsset, Lakrar, De Almeida e Cascarino; Le Garrec, Geyoro (Majri), Bacha (Asseyi) e Mateo; Diani (Fazer) e Bècho. Técnico: Hervé Renard

Deixe seu comentário

Só para assinantes