Marroquina se torna a primeira jogadora a entrar em campo de hijab na Copa

A marroquina Nouhaila Benzina fez história no futebol neste domingo (30), ao se tornar a primeira jogadora a usar hijab durante um jogo de Copa do Mundo. Ela foi titular na vitória por 1 a 0 de Marrocos sobre a Coreia do Sul.

O que aconteceu

Nouhaila Benzina entrou em campo usando hijab - tipo de véu islâmico que cobre cabeça e pescoço, deixando o rosto livre - no segundo jogo do Marrocos na Copa feminina.

A zagueira iniciou como titular na partida contra a Coreia do Sul, no Estádio Hindmarsh, na Austrália, pela segunda rodada do Grupo H da competição.

Na estreia da seleção marroquina, contra a Alemanha, a atleta de 25 anos ficou apenas no banco de reservas, mas já havia quebrado um paradigma importante ao aparecer com a vestimenta na área do gramado.

Nouhaila Benzina, jogadora do Marrocos, durante jogo contra a Coreia do Sul na Copa feminina de 2023
Nouhaila Benzina, jogadora do Marrocos, durante jogo contra a Coreia do Sul na Copa feminina de 2023 Imagem: Mackenzie Sweetnam - FIFA/FIFA via Getty Images

Antiga proibição

Em 2007, a Fifa proibiu o uso de chapéus, hijabs, bonés e outras vestimentas similares durante partidas. Na época, a entidade sancionou a lei por "razões de saúde e segurança" que poderiam afetar os atletas.

A proibição foi suspensa pela Fifa em 2014, após diversas manifestações de ativistas e jogadoras.

Entretanto, a França, que sediou a última Copa feminina, em 2019, manteve o veto ao uso da vestimenta.

Continua após a publicidade

Somente neste Mundial, disputado na Nova Zelândia e Austrália, a possibilidade do uso veio à tona novamente.

Deixe seu comentário

Só para assinantes