Holanda segura pressão, empata com os EUA e decisão fica para última rodada

Em jogo quente, a seleção dos Estados Unidos empatou com a Holanda por 1 a 1, nesta quarta-feira (26 e no horário de Brasília), no estádio Wellington Regional, na Nova Zelândia, pela Copa do Mundo Feminina.

Os gols da partida, que recolocou frente a frente as finalistas da Copa de 2019, foram marcados por Jill Roord, para a Holanda, e Lindsey Horan, para os EUA.

Com o resultado, EUA e Holanda chegaram aos quatro pontos. A partida foi válida pela segunda rodada da fase de grupos.

O Grupo E ficou "embolado" e nenhuma das duas favoritas disparou na liderança. Esperanças para Portugal e Vietnã, que fazem o segundo confronto da chave hoje (27), às 4h30 (de Brasília).

Os últimos e decisivos jogos do grupo acontecem simultaneamente na próxima terça (1º), às 4h (de Brasília). As norte-americanas enfrentam Portugal, enquanto as holandeses pegam o Vietnã.

A seleção dos EUA não saía atrás do placar em Copas desde 2011, em jogo contra a Suécia. Na ocasião, as suecas abriram o placar aos 16 minutos da primeira etapa e venceram o duelo por 2 a 1.

Como foi o jogo

Clima de rivalidade e reedição da final da última Copa. Assim como na decisão do torneio de 2019 — vencida pelas norte-americanas —, as duas seleções competiram no mais alto nível em busca do triunfo.

EUA começaram melhor, mas Holanda foi objetiva e abriu o placar. As primeiras boas chances partiram das norte-americanas, mas a Holanda soube se tranquilizar e arriscar contra golpes, inaugurando o marcador aos 16 minutos, com Maarten.

Continua após a publicidade

Primeiro tempo teve maior controle da Holanda. Apesar de os EUA se lançarem ao ataque e concretizarem novas chances, a tranquilidade das europeias era visível.

Holanda se segurou como pôde, mas os EUA furaram o bloqueio através da bola aérea. Os primeiros minutos da segunda etapa mostravam muita solidez defensiva holandesa, mas as norte-americanas garantiram o empate através de um escanteio e passaram a dominar o confronto.

Jogo voltou a ficar quente no final. Os últimos minutos da segunda etapa foram emocionantes, principalmente com a blitz norte-americana, em sequência de chutes e escanteios perigosos.

Gols e lances importantes

Primeira grande oportunidade vem dos EUA. Smith fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro para DeMelo na grande área, que chegou batendo. A bola passou bem perto da meta holandesa.

0x1: Gol da Holanda! Após boa trama de Martens, Pelova recebeu e rolou para Roord abrir o placar, com um chute cruzado no cantinho.

Continua após a publicidade

Reação rápida. Apenas um minuto depois do gol holandês, a atacante dos EUA, Trinity Rodman, quase marcou um golaço com chute de fora, mas Domselaar fez grande defesa.

1x1: Empate dos EUA! A capitã Horan subiu mais alto que a defesa holandesa, em escanteio, para cabecear com precisão para o fundo das redes.

Morgan marcou, mas gol é anulado. A estrela da camisa 13 desencantaria neste torneio, mas recebeu de Trinity em clara posição de impedimento.

Quase o segundo da Holanda e resposta dos EUA. Brugts teve bola limpa para finalizar, mas defensora dos EUA fez corte providencial. Praticamente no lance seguinte, Rodman recebeu na esquerda e chutou cruzado com muito perigo.

Tirou em cima da linha! Rodman aproveitou sobra em escanteio e encheu o pé, mas Martens evitou o gol.

Disputa de bola entre Sophia Smith (EUA) e Jill Roord (Holanda) na Copa feminina
Disputa de bola entre Sophia Smith (EUA) e Jill Roord (Holanda) na Copa feminina Imagem: Brad Smith/USSF/Getty Images
Continua após a publicidade

FICHA TÉCNICA

Estados Unidos 1 x 1 Holanda

Competição: 2ª rodada do Grupo E da Copa do Mundo feminina

Local: Wellington Regional Stadium - Wellington, Nova Zelândia

Público: 27.312 pessoas

Data e horário: 26 de julho de 2023, às 22h (horário de Brasília)

Continua após a publicidade

Árbitro: Yoshimi Yamashita (JAP)

Cartões amarelos: Rose Lavelle (EUA)

Gols: Roord (aos 16 minutos do primeiro tempo) e Horan (aos 17 minutos do segundo tempo)

EUA: Naeher; Fox, Girma, Ertz e Dunn; Sullivan, Horan e DeMelo (Lavelle); Rodman, Morgan e Smith. Técnico: Vlatko Andonovski

HOLANDA: Vam Domselaar; Spitse, Van der Gragt (Nouwen) e Bloodworth-Janssen; Pelova (Casparij), Roord (Jansen), Groenen e Brugts; Van de Donk; Martens e Snoejis (Egurrola). Técnico: Andries Jonker

Deixe seu comentário

Só para assinantes