Topo

Liga dos Campeões - 2022/2023

Barcelona cumpre tabela, vence Plzen e se despede da Liga dos Campeões

Ferrán Torres e Raphinha comemoram o terceiro gol do Barcelona, em jogo desta terça-feira, pela Liga dos Campeões, diante do Viktoria Plzen - Michal Cizek/AFP
Ferrán Torres e Raphinha comemoram o terceiro gol do Barcelona, em jogo desta terça-feira, pela Liga dos Campeões, diante do Viktoria Plzen Imagem: Michal Cizek/AFP

Do UOL, em São Paulo

01/11/2022 19h11

O Barcelona se despediu da Champions League com vitória por 4 a 2 sobre o Viktoria Plzen, lanterna do Grupo C. O resultado foi construído com gols de Alonso, Ferrán Torres (2) e Pablo Torre - Tomás Chory, duas vezes, marcou para os checos.

O resultado levou o Barcelona aos sete pontos, mas não mudou a situação do grupo. Com sete pontos, a equipe espanhola terminou na terceira colocação e irá disputar a Liga Europa. O Viktoria Plzen encerra sua participação sem marcar nenhum ponto.

Primeiro gol da partida e com a camisa do Barcelona

No Grupo C, com Bayern de Munique e Internazionale de Milão levando as vagas para as oitavas de final, as equipes entraram em campo apenas para cumprir tabela. Nem por isso, a partida deixou a desejar. Mesmo com o Barcelona abrindo o placar logo no início, o Plzen não se deixou abalar e deu trabalho para a equipe catalã.

Aos seis minutos do primeiro tempo, Marcos Alonso abriu o placar para a equipe catelã, após rebote do goleiro Stanek em finalização de Ansu Fati. O tento foi o primeiro do lateral-esquerdo no Barça.

Marcos Alonso marca para o Barcelona, em jogo contra o Viktoria Plzen, pela Liga dos Campeões - Joe Kalmar/AFP - Joe Kalmar/AFP
Marcos Alonso marca para o Barcelona, em jogo contra o Viktoria Plzen, pela Liga dos Campeões
Imagem: Joe Kalmar/AFP

Diante da situação e de como os espanhóis iniciaram a partida, tudo indicava que seria um duelo tranquilo. Porém, o gol não abalou o time da casa. Aos 21 minutos, O Viktoria Plzen chegou pela primeira vez com perigo, em mergulho do Chory. A bola bateu no chão e caprichosamente encontrou o travessão.

Por volta dos 30 minutos, o ataque tcheco continuou dando trabalho para a equipe treinada por Xavi Hernadéz. Em um curto espaço de tempo, o time anfitrião chegou mais duas vezes ao gol espanhol, mas em ambos Iñaki Peña conseguiu salvar.

A primeira tentativa veio após erro de passe de Pablo Torre. Kalvach aproveitou para chutar ao gol e o goleiro do Barça salvou no susto. A outra oportunidade veio pela esquerda, com cruzamento de Pilar e Chory completando o lance. Novamente, o arqueiro entrou em ação, mas acabou se chocando com o atacante.

Na reta final, aos 44', Ferran Torres esticou o placar para o Barcelona, após assistência de Raphinha e passe de cabeça de Jordi Alba.

Você piscou, veio mais gols

Ao longo do segundo tempo, as equipes aproveitaram os erros e balançaram as redes quatro vezes. O jogo passou a ser bastante dinâmico e agitado.

Aos 4 minutos, o meia Pablo Torre fez carga sobre Tomás Chory na área. Sem hesitar, o árbitro Radu Petrescu assinalou a penalidade. O atacante tcheco finalizou forte no canto esquerdo e enganou Iñaki Peña, que caiu para o lado contrário.

Dois minutos depois, Ferran Torres redimiu para o Barça, em bela jogada com Raphinha.

Aos 18', Chory atacou novamente. O atacante aproveitou falha na defesa catelã, subiu com tranquilidade e finalizou de cabeça. Tentando reagir, o Barcelona tentou partir para o ataque. Em uma dessas idas, Kessié acabou sentindo a posterior da coxa e precisou ser substituído. Em seu lugar, entrou Marc Casadó.

Não demorou para o time de Xavi conseguir o que queria. Redimindo-se do pênalti que fez no início da segunda etapa, Pablo Torre finalizou bem, após lindo passe de Raphinha. O atleta nem sequer conseguiu comemorar e deitou no campo, com dores na coxa esquerda.

Caso ele se torne um desfalque, o Barça terá oito jogadores no departamento médico. Além do jovem, há possibilidade de Kessié ter apresentado uma grave lesão. O time já não conta com Sergi Roberto, Araújo, Kondé, Eric García, Christensen e Depay.

Após o último gol da partida, o duelo continuou aberto e teve até bola na trave por parte do Plzen, com Jirka.

Tomás Chory é o nome da fera

Até a partida desta terça-feira, o atacante tcheco não havia marcado nenhum gol na Liga dos Campeões. Hoje, porém, compensou e marcou duas vezes, além de ter dado bastante trabalho para a defesa catelã.

Defesa catalã nada bem

Desfalcado — com seis lesionados e Busquets suspenso —, o Barcelona deixou espaços para o Viktoria Plzen aproveitar. Tanto que a equipe tcheca finalizou 24 vezes contra apenas 11 do seu lado.

Juvena 'amarelou' e 'amarela' adversário

Na primeira etapa, Gavi foi amarelado para o vestiário, após entrada dura em Pilar, na lateral do campo. Aos 2' da segunda etapa, foi a vez de Gavi garantir um amarelo para o volante N'Diaye, que deixou braço em seu rosto, após dividida.

Não muito tempo depois, Pablo Torre recebeu cartão amarelo por uma entrada perigosa. Já no tempo complementar, Ferran Torres também recebeu amarelo ao puxar a camisa do adversário no círculo central.

Ficha técnica

Viktoria Plzen x Barcelona
Data:
01/11/2022
Local: Doosan Arena, em Plzen (República Tcheca)
Hora: 17h (de Brasília)
Gols: Marcos Alonso (6') e Ferran Torres (44') no primeiro tempo; Tomás Chory (6'), Ferrán Torres (9'), Chory (18'), Pablo Torre (30') no segundo tempo.
Viktoria Plzen: Stanek; Libor Holik, Hejda, Pernica e Jemelka (Milan Havel); Modou N'Diaye (Pavel Bucha), Kalvach (Ales Cermák), Adam Vlkanoa, Erik Jirka e Vaklav Pilar (Adam Kronus); Chory (Fortune Bassey).
Barcelona: Iñaki Peña; Héctor Bellerín, Marcos Alonso, Piqué e Jordi Alba (Alejandro Balde); Franck Kessié (Marc Casadó), Pablo Torre (Alvaro Sanz) e Gavi; Raphinha (Dembélé), Fernán Torres e Ansu Fati.