Topo

Liga dos Campeões - 2022/2023

Liverpool vence o Napoli, mas fica no pote 2 do mata-mata da Champions

Jogadores do Liverpool comemoram gol sobre o Napoli na Champions - Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images
Jogadores do Liverpool comemoram gol sobre o Napoli na Champions Imagem: Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/11/2022 18h58

O Liverpool venceu o Napoli por 2 a 0, na tarde de hoje (01), em partida válida pela última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. No confronto entre duas equipes classificadas, o placar foi construído com o gols de Mohamed Salah e Darwin Núñez no final da partida.

Apesar da vitória, os comandados de Jurgen Klopp não conseguiram chegar à primeira colocação do Grupo A. A equipe de Luciano Spalletti perdeu sua invencibilidade, mas manteve a a liderança.

Agora, os dois clubes aguardam o sorteio do mata-mata da Liga dos Campeões para conhecer suas chaves e seus adversários das oitavas de final. Lembrando que os Reds vão estar no pote 2 e os italianos no 1.

Aproveite o combo UOL + HBO Max e assista a todos os jogos da Champions.

Assine

O Liverpool volta a campo para enfrentar o Tottenham no domingo (06), às 13h30 (de Brasília), pelo Campeonato Inglês. Já o Napoli encara a Atalanta, no sábado (05), às 14h (de Brasília), pelo Italiano.

400 vezes Jurgen Klopp!

Este foi o 400º jogo do técnico Jurgen Klopp no comando do Liverpool. O alemão está nos Reds desde 2015 e soma sete títulos conquistados no clube inglês, incluindo uma Liga dos Campeões em 2019.

Com isso, Klopp se tornou o quarto treinador a atingir esta marca no Liverpool.

Início dos Reds

Precisando golear para assumir a primeira colocação do grupo — precisa tirar uma diferença de quatro gols —, o Liverpool começou a partida pressionando bastante a equipe italiana. Apesar de dominar a posse de bola, não conseguiu criar oportunidades para levar perigo ao gol italiano.

Equilíbrio

Depois dos minutos iniciais, a partida passou a ficar mas equilibrada, com a posse de bola chegando a ficar 50x50. Apesar disso, a equipe inglesa atacou mais e chegou a levar perigo com um chute de Thiago Alcântara, que obrigou Meret a fazer boa defesa.

Por outro lado, o Napoli deixou os espaços curtos no seu setor defensivo e apostou nos contra-ataques para surpreender os Reds.

VAR em ação

Mesmo o Liverpool procurando ser mais ofensivo, o Napoli aproveitou a bola parada para abrir o placar da partida. Kvaratskhelia cobrou a falta do lado esquerdo para a área e Ostigard apareceu nas costas de Konaté, livre, para cabecear para o fundo do gol.

O VAR fez a checagem para ver uma posição irregular do jogador da equipe italiana. O lance era muito ajustado e a análise demorou mais do que o normal para o futebol europeu. Após alguns minutos, o gol foi invalidado.

Vantagem inglesa

Depois de tanto insistir, o Liverpool conseguiu balançar as redes. Tsimikas cobrou escanteio no meio da área, Darwin Nuñez subiu mais alto e cabeceou firme. Meret defendeu em cima da linha, mas Salah chegou para complementar e fazer o gol do jogo.

Após mais uma cobrança de escanteio, Van Dijk subiu sozinho e cabeceou para o gol. Meret espalmou e Núñez chega para empurrar para o fundo das redes. O lance chegou a ser checado pelo VAR, mas foi validado.

Com isso, a equipe italiana perdeu sua invencibilidade na temporada. Isso porque os comandados de Luciano Spalletti não sabia o que era uma derrota desde abril.

Mata-mata

Com esse resultado, o Napoli garantiu sua permanência no pote 1 e o Liverpool ficou no 2. Vale citar que as esquipe não podem se enfrentar nas oitavas de final, já que estavam no mesmo grupo, e também não pode ter confrontos de clubes do mesmo país.

FICHA TÉCNICA:

LIVERPOOL 2x0 NAPOLI

Motivo: Fase de grupos da Liga dos Campeões
Local: Anfield, em Liverpool (Inglaterra)
Data e horário: 1º de novembro de 2022, às 17h (de Brasília)
Gols: Salah (40' 2ºT) e Dawin Núñez (53' 2ºT)
Cartões amarelos: Konaté (LIV), Alexander-Arnold (LIV) e Darwin Núñez (LIV)

LIVERPOOL: Alisson; Alexander-Arnold (Ramsay), Konaté, Van Dijk e Tsimikas; Fabinho, Milner (Elliott) e Thiago (Bajcetic); Salah, Roberto Firmino (Fábio Carvalho) e Curtis Jones (Dawin Núñez). Técnico: Jurgen Klopp

NAPOLI: Meret; Di Lorenzo, Östigaard, Kim Min-Jae e Mathías Olivera; Lobotka (Zielinski), Ndombélé (Raspadori) e Anguissa; Politano (Lozano), Osimhen (Simeone) e Kvaratskhelia (Elmas). Técnico: Luciano Spalletti