Topo

Newcastle começa 1ª temporada em busca de ser um 'grande' da Premier League

Jogadores do Newcastle celebram gol marcado contra o Arsenal em jogo do Campeonato Inglês - Lee Smith/Reuters
Jogadores do Newcastle celebram gol marcado contra o Arsenal em jogo do Campeonato Inglês Imagem: Lee Smith/Reuters

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/08/2022 04h00

Candidato ao rebaixamento no início das últimas temporadas do Campeonato Inglês, o Newcastle começa o ciclo 2022/23 vislumbrando um cenário completamente diferente. Comprados por Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro do trono da Arábia Saudita, os Magpies são um dos clubes mais ricos do mundo atualmente e buscam transformar o clubinho das seis principais equipes inglesas em sete.

O sexteto formado por Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham se vê 'ameaçado' por um time completamente diferente daquele Leicester que foi campeão da Premier League anos atrás. O Newcastle tem expectativas grandes antes do início do campeonato e, mais do que isso, dinheiro para se colocar no meio dos grandes.

Mesmo esta sendo a segunda temporada da equipe com o novo dono, ela tem uma diferença da primeira: a gestão está sendo feita desde o começo e não somente a partir do meio do ciclo. Em 2021/22, os sauditas assumiram o comando do clube ao longo do ano e só tiveram tempo de salvar o time do rebaixamento.

Apesar do dinheiro farto, a filosofia não tem sido contratar todo mundo. Pelo contrário, já que, até aqui, apenas três reforços foram anunciados: o zagueiro Sven Botman, o lateral-esquerdo Matt Targett e o goleiro Nick Pope.

A pré-temporada foi animadora. Dos seis jogos que fez, o Newcastle perdeu apenas dois (Benfica e Mainz), enquanto venceu Gateshead (ING), 1860 Munique, Atalanta e Athletic Bilbao.

Dentro de campo, além de ir em busca de figurar entre os principais times do futebol inglês, o Newcastle busca quebrar um jejum de títulos no cenário de elite, já que o clube só conquistou duas vezes a segunda divisão inglesa recentemente (2009/10 e 2016/17). A última vez em que os Magpies levantaram um troféu havia sido em 2006, na Copa Intertoto da Uefa.

A nova gestão do clube também tenta algo que nem mesmo o estrelado time que teve Alan Shearer como seu grande jogador conseguiu: vencer a Premier League. Os Magpies bateram na trave duas vezes, em 1995/96 e 1996/97.

Apesar de nunca ter vencido a 'nova era' do Campeonato Inglês, o time do norte da Inglaterra tem quatro conquistas da competição no seu antigo formato (1904/05, 1906/07, 1908/09 e 1926/27).

Com Eddie Howe no comando e bastante dinheiro no caixa, o Newcastle começa a sua campanha na Premier League neste sábado (6), às 11h (de Brasília), diante do Nottingham Forest, equipe recém-promovida da segunda divisão.