Topo

Corinthians

OPINIÃO

Colunistas: Jô deve ser punido pelo Corinthians após ser flagrado em festa?

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

08/06/2022 11h13

O centroavante Jô foi flagrado em uma festa durante a realização da partida entre Corinthians e Cuiabá, que aconteceu ontem (7), e acabou com vitória da equipe de Mato Grosso. O camisa 77 do Timão não viajou com a delegação alvinegra ao Centro-Oeste por tratar um trauma na perna esquerda com o departamento médico.

Nas imagens que circulam nas redes sociais, Jô aparece em uma roda de samba tocando um instrumento de percussão ao lado de amigos em um bar. No mesmo vídeo, é possível ver a transmissão da partida entre Corinthians e Cuiabá em um telão. No momento da gravação, o Timão já perdia por 1 a 0.

E aí, será que Jô merece ser punido pelo Corinthians após o episódio? Foi a pergunta que fizemos aos colunistas do UOL Esporte. Confira as respostas:

Não, afinal estava de folga e tem direito de fazer nesse tempo livre o que quiser. Mas imagino que ouvirá um sermão pela falta de noção e comprometimento com o clube.
ALICIA KLEIN

Não. Não quebrou qualquer regra no contrato. Estava no horário livre e não foi flagrado cometendo qualquer infração ou crime. A maior punição já foi dada: a perseguição - boa parte dela exagerada - dos paladinos da justiça e dos bons costumes.
BRUNO ANDRADE

Não deveria punir porque ele não quebra regra de contrato ao ir na balada quando está fora do jogo. Mas é uma falta de noção gigantesca e digna de uma bronca enorme a atitude de Jô. Falta muita noção para o atacante.
DANILO LAVIERI

Jô está em tratamento. A ida ao pagode atrapalhou o processo? Se sim, deve punir. Se não, que é o mais provável, não deve punir. O torcedor acha que o jogador deveria estar em casa torcendo pelos companheiros, o que apenas revela que o torcedor não conhece cabeça de boleiro.
JUCA KFOURI

A não ser que tenha no contrato que ele não pode estar na rua 22h quando está em tratamento e seu time jogando, não tem que haver punição. Faltou bom senso? Sim. Mas os clubes pagam também por tratarem jogadores de futebol com vários privilégios e não como funcionários. Boa parte deles acha que pode tudo.
MARCEL RIZZO

Punir? Com base em quê? Deveriam, sim, os dirigentes, admitir que recontratar Jô foi um erro, como trazer Luan e vários outros jogadores de baixa relação custo-benefício. Sempre lembrando que o mesmo grupo segue há tempos no comando do clube.
MAURO CEZAR

Acho natural que a torcedora e o torcedor se chateiem com as imagens. Daí a atacar o atleta tem um caminho perigoso que é aquele que leva a gente de um sentimento legítimo (a chateação) a uma atitude violenta (xingar, ofender, humilhar). Por que o torcedor se chateia? Porque o time estava jogando e perdendo. O que se espera do atleta que, em tese, ama o time? Atenção, comprometimento. O vídeo explode todas essas fronteiras. Tecnicamente, Jô não errou. Não estava escalado nem relacionado. Estava em tratamento médico. Podia ter ido ver o jogo com amigos? Claro que sim. Podia tocar um pagode? Claro que sim. Só que tem uma estética no episódio que colabora para a ideia de que Jô não tá nem aí para o Corinthians: derrota com pagode, as costas dadas ao monitor? que torcedor faria isso? E tá aí um outro campo de análise: jogador não é torcedor. Jogador é trabalhador. A gente cobra dele uma paixão que ele não tem na maioria das vezes. Ele enxerga o time como empregador, não apenas como camisa. Mas falar disso é entrar numa dimensão ainda mais complexa e eu vou ficar por aqui.
MILLY LACOMBE

O jogador tem direito de fazer o que bem entender na sua folga. Mas Jô não estava exatamente de folga. Estava afastado por problemas no pé. Foi, no mínimo, insensível e mostrou pouco caso com seus companheiros, que no telão sofriam na derrota diante do Cuiabá enquanto ele sorria com um tantã nas mãos. A pena deve ser branda, mas cabe punição, sim!
MILTON NEVES

Não acho que seja caso de punição, mas sim de um puxão de orelhas, por uma postura inadequada. Ele estava de folga. Mas é ruim para a própria imagem demonstrar total desinteresse pela partida do time pelo qual atua.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Não. Se o Corinthians tivesse vencido, isso talvez passasse batido. Pelo que fizeram contra o Cuiabá, Roger Guedes, Júnior Moraes e Gustavo Mosquito merecem mais serem punidos do que o próprio Jô.
RODOLFO RODRIGUES

Sim. Ele não estava suspenso ou de folga, ele não foi relacionado para jogar em Cuiabá por uma questão médica e, na hora da partida, estava de costas para o jogo ostentando explicitamente a sua falta de comprometimento, interesse e respeito aos colegas e torcedores. Só faltou estar com tênis verde-"turquesa".
VITOR GUEDES

Corinthians