Topo

OPINIÃO

Arnaldo Ribeiro: Argentina atual é a que mais sabe aproveitar o Messi

Do UOL, em São Paulo

03/06/2022 15h46

Atual campeã da Copa América, a Argentina bateu a campeã europeia Itália por 3 a 0 na Finalíssima, disputada no estádio de Wembley, em Londres, demonstrando força na preparação visando a Copa do Mundo do Qatar, naquela que deve ser a última oportunidade de Lionel Messi de buscar um título mundial com a camisa alviceleste.

No podcast Posse de Bola #233, Arnaldo Ribeiro destaca que esta é a seleção Argentina que melhor sabe aproveitar a presença de Messi, que tem ainda a vantagem de ter levado seu país a taças, encerrando um jejum de 28 anos. Com todas essas condições, ele acredita que o time dirigido por Lionel Scaloni chega mais leve na busca pelo terceiro título mundial.

"Para mim, é a seleção argentina que mais sabe aproveitar, cuidar e usufruir do Messi desde a conquista da Copa América, que deixou a seleção argentina o Messi mais leves, sem aquela obrigação de taças. Agora já levantou outra taça, não é propriamente um amistoso, é a tal da Finalíssima, tem lá um troféu e os argentinos celebraram muito mais uma taça", diz Arnaldo.

"Essa virada de chave na seleção argentina aconteceu justamente na conquista da Copa América aqui no Brasil, no Maracanã", completa.

Embora a Itália encarada pela Argentina tenha sido um time ainda vivendo as consequências de ficar fora de sua segunda Copa do Mundo consecutiva, Arnaldo afirma que os argentinos tiveram um adversário mais desafiador do que a Coreia do Sul e se mostraram um time mais pronto do que a seleção brasileira.

"A Argentina, mesmo que a Itália esteja em uma situação de reformulação, ressaca, teve um adversário mais desafiador do que o Brasil e eu vejo um time mais pronto. E mais, eu vejo duas outras coisas, uma etapa até a Copa, que é o jogo que Brasil e Argentina vão fazer no Brasil, valendo pela Eliminatória Sul-Americana, o que significa que se alguém tomar cartão vermelho, está suspenso na Copa, o jogo é oficial. E está se criando um clima porque a rivalidade, está lá, os cânticos, os argentinos comemoraram o título com os cânticos em alusão ao Brasil no vestiário", diz Arnaldo.

"O segundo capítulo é na Copa do Mundo, que para mim o Brasil tem uma chave mais difícil que a da Argentina, estreia contra a Sérvia, é um adversário europeu, que o Brasil não vem enfrentando. A Argentina estreia contra a Arábia Saudita, é bem mais simples, então eu vejo hoje a Argentina em todos os aspectos um pouco à frente da seleção brasileira", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.