Topo

OPINIÃO

Mauro: Na Copa-22, Brasil deve se assemelhar ao time de Parreira em 94

Do UOL, em São Paulo

02/02/2022 01h46

Com destaque para a boa atuação de seus jovens jogadores, o Brasil goleou o Paraguai por 4 a 0 nesta terça-feira (1), no Mineirão. A partida, válida pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo-2022, serviu como um teste para Tite, já que a seleção garantiu sua vaga no Mundial de forma antecipada. É possível esperar que o futebol convincente da equipe em Belo Horizonte será a tônica no Qatar?

Na Live Especial do UOL Esporte, programa exibido logo após a partida da seleção brasileira, os jornalistas Alicia Klein, José Trajano e Mauro Cezar Pereira fizeram projeções de como a equipe de Tite deve se apresentar no Mundial. Na visão de Mauro, o Brasil da Copa-2022 deve ser parecido com o de uma das equipes campeãs mundiais.

"Faltam cerca de dez meses para a Copa, então até lá as seleções podem sofrer transformações, algum jogador importante se machucar. Pode ter uma Itália fora da Copa. Tem muita coisa para acontecer e o Brasil pode evoluir. A chance do Brasil no Mundial, por ser Tite o técnico, vai passar por uma defesa difícil de ser batida e momentos de inspiração dos homens de frente. Como a seleção de 1994, do Parreira", comparou o colunista do UOL.

Mauro apontou as semelhanças entre as equipes montadas por Tite hoje e a por Carlos Alberto Parreira, em 1994. Tanto o time atual como aquele que conquistou o quarto mundial da história da seleção brasileira se destacam por sua força defensiva. Pode não ser o estilo mais vistoso de jogo, mas a solidez e a consistência atrás foram fundamentais para o sucesso no Mundial dos Estados Unidos - e, claro, também pelo talento e oportunismo da dupla Bebeto e Romário.

"Essa é a ideia de jogo dele. O Brasil é um time difícil de ser batido, de fato. É um time que toma poucos gols, sabe se defender bem, tem bons jogadores no sistema defensivo e bons goleiros. Os zagueiros são muito bons. Embora veterano, o Thiago Silva continua jogando muito bem. O Marquinhos é ótimo. O Fabinho, que é um ótimo volante, pode jogar como zagueiro também. Tem Casemiro e Fred também", apontou Mauro.

A goleada sobre o Paraguai, na visão de Mauro, não deve servir como parâmetro para a seleção. O caminho para o título não será formado apenas por 'babas'. "Não acho que vai jogar dessa forma colorida, alegre, cheia de bossa. Nada disso. Será cauteloso e vai jogar no erro. JO Tite não terá constrangimento algum se o cenário for de abrir mão da posse de bola e fazer um jogo mais cauteloso para conseguir os resultados", disse.

Para Mauro, quem espera ousadia do treinador da seleção na Copa-2022 vai se frustrar. "Imagino até um Tite mais pragmático do que nunca nesse Mundial, a não ser que ele passe por transformações até lá. Não é favorito, mas sempre tem chance. Depois que a Alemanha chegou na final da Copa com um time horroroso, não dá para duvidar. O Brasil sempre tem possibilidade de avançar", completou.

Não perca! No UOL, você pode assistir às lives de Corinthians, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Santos após o apito final das partidas desses clubes. Acompanhe pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página dos times no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no YouTube.