Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rodolfo Rodrigues: 'Novatos' brilham em goleada da seleção brasileira

Raphinha comemora gol do Brasil contra o Paraguai - Lucas Figueiredo/CBF
Raphinha comemora gol do Brasil contra o Paraguai Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Colunista do UOL

01/02/2022 23h41

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Brasil goleou o Paraguai por 4 x 0 nesta terça-feira (1), no Mineirão, manteve sua invencibilidade nas Eliminatórias da Conmebol para a Copa do Mundo de 2022 e o primeiro lugar na classificação geral. O placar elástico resumiu o que foi jogo, tamanha facilidade que a seleção de Tite encontrou na partida diante do penúltimo colocado e já eliminado Paraguai.

Sem contar com Neymar, Tite aproveitou para testar uma nova formação, com apenas um volante e um quinteto ofensivo, e conseguiu tirar um bom rendimento da equipe. Lucas Paquetá, jogando um pouco mais recuado e não aberto na esquerda, como em 2021, foi bem na função. Philippe Coutinho, contestado em sua convocação, voltou a jogar bem e foi coroado com um belo gol.

Além deles, os 'novatos' da seleção que se destacaram na goleada. Principalmente o atacante Raphinha, do Leeds. Autor do primeiro gol, ele teve um gol anulado, meteu uma bola na trave e foi o grande nome da seleção brasileira na partida. Em seu 7º jogo pela seleção, sendo apenas o 5º como titular, o jogador de 25 anos chegou ao seu 3º gol (e tem ainda 2 assistências). Mais uma vez mostrando muita dedicação, Raphinha praticamente cravou seu lugar entre os 23 jogadores que vão ao Qatar.

No segundo tempo, outros dois jogadores que vêm entrando aos poucos na seleção de Tite, conseguiram brilhar com poucos minutos em campo. Primeiro foi o atacante Antony, que substituiu Vinícius Júnior aos 16 minutos do segundo tempo. Com muita velocidade e dribles, o jogador do Ajax fez o terceiro gol do Brasil na partida, com um belo chute colocado. Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos disputados em 2021, Antony, de 21 anos, vem também se firmando cada vez mais na seleção de Tite. Depois de estrear em agosto (com gol em cima da Venezuela), hoje marcou seu segundo gol em seu 7º jogo.

Já Rodrygo, que fez apenas seu 4º jogo com a seleção principal, o primeiro desde outubro de 2020, entrou aos 37 minutos do segundo tempo, criou três chances de gol e marcou o último gol na goleada aproveitando um passe de Bruno Guimarães. O volante, aliás, que acabou de se transferir do Lyon para o Newcastle, fez sua primeira assistência no 4º jogo pela seleção.

Muito bom ver essa nova geração com vontade e sedenta por um espaço no grupo que vai ao Mundial de 2022. Com tantas boas opções, vai ficando cada vez mais difícil para aqueles mais experientes conseguirem garantir vaga entre os 23 da lista final, como Roberto Firmino e Richarlison. Até mesmo para Gabriel Jesus, que chegou ao 19º jogo seguido sem marcar pela seleção.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter